Avançar para o conteúdo principal

Comunicar com Método - Envolver, Estabilizar e Produzir!



Resultado de imagem para klopp speakwith player



Olá caro leitor!

No decorrer de um curso que desenvolvi na minha área profissional - A Psicologia de Alto Rendimento Desportivo - fui desafiado, através de um trabalho individual a resolver o caso de Fernando Marqués, atleta do Clube Villa Alpina. Marqués entrou na equipa já a época ia a meio e acabou por ser um elemento determinante no alcance dos objetivos propostos. Ou seja, o seu nível de produtividade foi elevado, dentro das tarefas e do papel que lhe era solicitado. Um craque que correspondeu dentro de campo. Porém, fora das quatro linhas, a adesão a outras atividades de treino eram reduzidas (nutrição, psicologia, treino funcional…). Também no balneário o seu comportamento não era o mais ajustado, mantendo-se fora das atividades do grupo e inclusive do cumprimento das regras que na fase inicial da época foram estabelecidas por todos os elementos da equipa técnica e atletas. Em suma, a situação que está em risco para esta nova época é sem duvida a estabilidade de grupo - as suas regras, normas de conduta e valores. Como iremos então fazer com que o atleta integre o processo?? 

Iniciamos aqui uma proposta de metodologia de comunicação para a época desportiva. Temos de agarrar o atleta desde o primeiro ponto de interação. O atleta é fundamental, mas temos de salvaguardar a estabilidade do grupo. Apresento então a metodologia de trabalho, tendo em consideração o enquadramento da época anterior. A proposta é feita tendo como base uma metodologia de comunicação, onde apresento várias ferramentais que poderão ser utilizadas pelo treinador no decorrer da época, com o objetivo de potenciar a produtividade, estabilidade de grupo e a desenvolvimento individual.

Segue o trabalho desenvolvido.


"“A entrada de Fernando Marqués na temporada acabou sendo um elemento chave para garantir que o time de futebol permanecesse no topo das tabelas.” Como nos diz o texto associado à atividade, Fernando Marqués foi um ativo essencial no alcance das metas da época, sendo um ativo a manter por parte do clube, para a época seguinte. A nivel de tarefa este atleta é uma referencia, sendo destacado pelo meio externo ao clube como um dos principais promotores do alcance do sucesso. Porém, para além da produtividade da equipa é essencial trabalharmos e garantirmos a estabilidade do grupo e neste sentido, a proposta de atividade relata o seguinte:

        - A administração do Clube Villa Alpina exigiu que o líder mantivesse esse jogador “a todo custo”, mesmo que isso significasse conceder privilégios e recompensas a ele.

        - Esse jogador tem um histórico problemático fora do campo e esteve envolvido em várias polêmicas e atos de agressão com colegas específicos.

        - Além de escândalos como esses, ele recusa se submeter a controles de peso de rotina, desafia o corpo técnico, mostra agressividade física e verbal, atrasa-se, tem multas por dirigir embriagado etc.

Relembro as três dimensões da que fazem parte das funções de um lider e que afetam diretamente a o crescimento e estabilidade da equipa: Produtividade, ambiente de grupo e desenvolvimento individual. Com os relatos comportamentais do jogador, encontramo-nos perante um processo de instabilidade que afeta o ambiente de grupo, colocando neste caso o lider num dilema – Rendimento versus grupo, ou, Produtividade versus estabilidade. É nesta gestão de conflito que o lider tem de atuar na formação e construção da próxima época e é com algumas sugestões e ferramentas práticas, em forma de diálogo, que irei expor algumas das ideias para promover estabilidade ao grupo de trabalho, no sentido de potenciar a dimensão que mais se destaca na liderança: a produtividade.



Resultado de imagem para klopp speak


Como sabemos, a comunicação permite que realizemos qualquer coisa a que nos proponhamos, sendo sempre um processo que requer a participação ativa de todos os elementos envolvidos, tanto treinadores como atletas necessitam de compreender as reações uns dos outros, sendo o dia a dia essencial nesse processo de aprendizagem. De forma a que a comunicação seja efetuada com o máximo de eficácia e mínimo de barreiras e subjetividade possivel, de seguida enalteço algumas diretrizes essenciais a serem aplicadas pelos lideres: 
- Ser direto; 
- ser o próprio sujeito das suas mensagens; 
ser minucioso e especifico; 
- ser claro e coerente;
- informar sobre as necessidades e sentimentos de forma clara; 
- separar os factos das opiniões; 
- concentrar-se numa coisa de cada vez; 
- comunicar mensagens imediatamente; 
garantir que a mensagem nao contenha o significado errado;
- manter permanentemente uma atidude aberta e de apoio; 
- ser coerente com as mensagens não verbais (tendo esta um grande peso no processo comunicacional); reforçar através da repetição (se exagerar); 
- garantir que a mensagem seja adequada às referencias do receptor (adaptar a linguagem ao atleta);
- gerar feedback para descobrir se a mensagem foi recebida de forma correta por parte do atleta.

Estas ideias padrão a serem utilizadas na habilidade interpessoal – comunicação, são essenciais para aumentarmos a eficácia nas ferramentas que iremos de seguida abordar, sendo as duas de maior destaque no processo de liderança no contacto com os atletas – A entrevista pessoal e a entrevista de grupo.

Podemos referir que a entrevista pessoal é um espaço de conversa entre duas pessoas, determinado por um espaço de tempo e com um objetivo especifico. Neste caso, o principal objetivo é o líder ter a capacidade de aceder ao núcleo de personalidade do atleta (crenças, valores e pensamentos). Sendo um processo que tem de ser feito com cuidado, paciência e respeito pela equipa e pelo espaço da outra pessoa, neste caso, o atleta. Este procedimento deve fazer parte do planeamento anual de tarefas do líder, onde a calendarização e o registo dos conteúdos das mesmas, devem ser um denominador para a sua eficácia de aplicação.




Outra ferramenta de comunicação destacada pela literatura e a ser utilizada no caso prático proposto é a Reunião de Grupo. Esta ferramenta caracteriza-se como uma das mais valiosas técnicas que o líder possui para gerir a equipa, a sua produtividade, cultura e ambiente de grupo. Podemos salientar que a reunião expõe o líder em frente da toda a equipa e o seu desempenho apresenta características o fazem obrigatoriamente destacar. Um líder de alto desempenho desportivo deve reconhecer os momentos e fases da reunião, ter um entendimento claro e objetivo e verificar sempre o efeito que a reunião teve, tendo sempre como conhecimento base de que este tipo de reuniões trabalham duas dimensões claras: a produtividade e o ambiente de grupo.

Resultado de imagem para confronto entre jogadores da mesma equipa


Avaliação da Situação


Enquadrada e explorada que está a literatura que vai servir de base para o caso prático do atleta Fernando Marqués, vamos destacar os tópicos que promovem no lider o um dilema para que depois possamos criar uma potencial solução para o contexto pratico.

·        líder não obteve o consentimento do jogador para uma entrevista pessoal.

·        Não aconteceram mais reuniões em grupo. Elas eram interrompidas pelas colocações não pertinentes do jogador.

·        clima de grupo foi afetado por uma falta de camaradagem, de escutar o outro e de imparcialidade.

·        Reprovação(raiva e irritação) dos outros jogadores direcionada ao líder por recompensar e encorajar comportamento inapropriado. Eles se sentem “desapontados”.

Metodologia a Aplicar

A estutura que o lider vai seguir:

1 - Reunião equipa técnica para expor a metodologia

2 - Entrevista Informal com o atleta , devido à sua relutância em aceitar uma entrevista formal – Ponto Central!

3 - Entrevista Invididual Formal - Encontrar pequenas motivações no atleta que o permita aderir ao projeto atual, não só a nivel de produtividade mas também de estabilidade – ambiente de grupo. Realizar uma semana antes de começar a época para ter o Fernando em contexto de adesão antes da reunião de grupo de inicio do ano;

4 - Reunião de Grupo Inicio do Ano – Ambiente de Grupo – Esclarecimento e alinhamento das normas e regras de coexistência, com integração e adesão do Marqués, resolvendo aqui a questão da habilidade interpessoal do líder – imparcialidade.

Passamos ao Diálogo/Cenário

1.      Reunião de Equipa Técnica – Lider: “Pessoal temos de fazer alguma coisa relativamente ao Fernando. É unanime que ele é muito importante para nós e para o alcance do que pretendemos. Dá-nos números como vos mostro aqui na estatística – Golos e assistências. Mas por outro lado ele estraga isto tudo a nível de grupo. As normas que temos perdem valor porque ele não as cumpre nem adere, tem regalias relativamente aos outros, é violento para com os colegas e não se envolve em nenhuma tarefa que eu lhe proponho. Tenho vontade de o mandar embora? As vezes! Mas não é a melhor forma de gerir este conflito. Nós sabemos que ele é importante para nós e a direção só vê a continuidade dele como possibilidade. Vamos ter de fazer com que ele adira. Tenho de o conhecer melhor, tenho de saber quais as suas motivações e ir por aí. Vou aproveitar agora os exames médicos antes de começar a época e vou falar informalmente com ele.”



2.      Entrevista Informal com Fernando Marqués: “ Quero falar com ele de forma espontânea, sem preparação da parte dele” Fernando está no balneário e só depois vai aos exames, vou apanhá-lo aí.

Treinador: “Boas Fernando, essas férias?”

Fernando: “Boas. Foram boas, deu para visitar a família e divertir-me.”

Treinador: “Ainda bem que deu para desligares e vires com energia para este novo desafio. Ainda não tinha falado contigo, parabéns pelos números do ano passado. Foste importante para nós, para nos mantermos no topo da tabela”

Fernando: Pagam-me para isso. Só quero chegar lá dentro e mostrar o meu talento.

Treinador: Sabes penso muitas vezes no que motiva os meus atletas a continuarem na carreira a este nível. Se é só o fator económico. Se é a paixão. Se é o equilíbrio entre as duas? Gostava que um dia me dissesses quais as tuas motivações. Posso e quero ajudar-te a alcança-las. O ano passado sabes bem que a nível de grupo nem sempre foi fácil o teu percurso aqui e lembras-te tão bem como eu os episódios internos que tivemos de lidar. Gostava de falar contigo e que integrasses as entrevistas que temos ao longo da época. Podemos ambos crescer. Tens talento, és importante dentro do campo e podes chegar longe.

Fernando: Mister sempre fiz o meu trabalho e pouco me importei com o grupo, quero é fazer o meu e fora disto aproveitar as condições que esta vida me dá. Nunca ninguém me tinha falado desta forma aberta que o mister falou. Pode contar comigo para uma entrevista. Depois logo vejo se quero continuar.

Treinador: Ok. Combinado. Gostava que fosse antes de começar a época 1 semana. Os teus colegas iniciam no tempo normal. Na Primeira semana. Ok? Terça feira as 15h.

Fernando: Combinado.



3.      Entrevista Pessoal Formal – Quero explorar, investigar e conhecer melhor o Fernando. Se possível no fim definir um papel e direciona-lo num processo de adesão comigo e para com o grupo. Quero encontrar motivações e explorar.(segue um pequeno resumo da conversa)



Treinador – Fernando como estás? Esse final de ferias?

Fernando – Mister tudo bem. Aproveitei para voltar a estar com os amigos aqui da cidade e pouco mais. Olhe fiquei a pensar naquela pergunta que me fez. Das motivações. Nunca ninguém me perguntou isso. E sabe. Sonho ser o melhor marcador deste campeonato. Mas sei que apesar de ser o melhor marcador da equipa, ainda estou longe de atingir essa meta. Acho que é o que mais me motiva.

Treinador – Fico contente de saber que pensaste no que te disse naquele dia no balneário. O que achas que te tem feito aproximar e afastar disso que tanto queres. Fala-me de comportamentos.

Fernando – Faço bem as coisas dentro do campo. Talvez tenha de melhorar o cabeceamento. Penso que é só mas quero melhorar isso.

Treinador – És bom no remate, apareces muito bem ao segundo poste e a tua leitura de jogo de costas para a baliza ajuda-te nas desmarcações. Podes melhorar o cabeceamento. É verdade e vamos trabalhar nisso. Olha e aspetos de grupo. Lembra-te que a forma como te dás com os teus colegas e te integras nos hábitos do dia a dia do grupo melhorar a interdependência. Fazem com que as ajudas e o entendimento dentro do campo também seja melhor.

Fernando – Pois esse é um tema que não gosto muito de falar. Eu sou assim mesmo, revolto-me e só me preocupo com o meu trabalho sem ligar muito para o grupo.

Treinador – Lembra-te que vais ficar aqui neste clube mais um ano. Os adeptos e a direção gostam de ti. Tens essa grande motivação de ser o melhor marcador do campeonato. Eu acho possível, mas para isso também tens de ter todas as condições estáveis e favoráveis para ti e para a equipa.

Fernando – Vou pensar no que o mister disse. Quero chegar longe e reconheço que nem sempre estou alinhado com os interesses do grupo.

Treinador – Na primeira semana de trabalho vamos fazer a reunião de grupo, vou passar as normas e as regras. Vê e alinha-te com elas. Para bem dos teus sonhos e da estabilidade da equipa.

Fernando – Ok mister. Estou consigo e com o projeto.

                 4 - Reunião de Grupo Inicio do Ano – Ambiente de Grupo

                  - Esclareci as normas e regras de coexistência; avancei com os objetivos, sempre numa lógica de compartilhar informação com os colegas;

                 - O Fernando pediu a palavra, enquadrou os comportamentos individuais do ano passado e aderiu às normas por todos definidas;

                 - O atleta aderiu ao programa de entrevistas formais. Apresentando alto grau de adesão e compromisso para com o projeto.

Na minha perspetiva, o ponto fulcral desta intervenção teve na realização da entrevista pessoal informal, onde abri um canal de informação com o atleta de forma espontânea e não organizada, permitindo o desenvolvimento de uma melhoria do conhecimento pessoal do atleta, bem como das suas principais motivações. Aqui encontra-se apenas um pequeno apanhado de um cenário possível, onde o prazo temporal é curto. Neste tipo de conflitos um fator é muito importante: o respeito pelo tempo e pelo espaço do atleta."

Caro Leitor,

Até Breve!

Comentários

Mensagens populares deste blogue

O Microciclo - Planear e Treinar com a Psicologia do Desporto.

Olá caro Leitor! O artigo de hoje é especial para mim, pelo simples facto de que saí de uma perspetiva de formação geral - onde destaco vários temas e tento ser o mais prático possível para que o leitor possa, para além de refletir, extrair algumas ferramentas gerais - para o campo, para o planeamento e treino. Esse contacto de permanente antecipação, planificação, avaliação e ajustes permanentes, numa ciência nada mas mesmo nada exata, como é o desporto! Com este artigo vou expor um pouco sobre o meu trabalho prático, mais concretamente a exposição dos dois momentos que considero essenciais na preparação de uma equipa e claro da equipa técnica para a competição.  Neste sentido, destaco as duas fases que o trabalho de preparação do jogo contempla, dentro do modelo de trabalho que desenvolvo: · Relatório de Preparação da Semana: Este relatório contem a avaliação do jogo anterior; analise do estado atual da equipa onde trabalho e analise ás característica

Vamos lá enquadrar... Psicologia do Desporto, "o que é" e "como" trabalha?

Na realidade não aguentei muito tempo desde a primeira publicação! Senti que a apresentação teria de vir acompanhada já de algum conteúdo associado ao motivo que me moveu a iniciar esta aventura que tem por nome - Psicologia Alto Rendimento Desportivo . Depois deste "quase" duplo post, vou optar por colocar um artigo semanal, que aborde um tema acerca desta fantástica área de intervenção, que se encontra integrada no treino desportivo! Bem, mas afinal o que trabalha a Psicologia do Desporto?  Como se desenvolve a sua intervenção e como se enquadra o profissional neste processo todo? Vou aproveitar uma entrevista que concedi no âmbito de um trabalho escolar, onde as perguntas foram super pertinentes para explorar, de facto, um pouco sobre este mundo onde a teoria e a prática, ou seja, o saber-saber, e o saber-fazer têm de andar sempre de mãos dadas. Convido então o leitor a iniciar esta viagem... venha daí! 1. Quais são os objectivos da intervenção da Psicol

Preparamos o Jogo. Mas Será que nos Preparamos para o Jogo?

Olá caro leitor, O aproximar da ciência ao desporto fez com que as variáveis que envolvem a preparação do jogo fossem cada vez mais alvo de observação, análise, recolha e monitorização. A ciência sem sombra de dúvida desenvolveu o contexto desportivo e toda a forma como nele se trabalha, auxiliando as equipas técnicas quer na preparação do plano de competição de um contexto específico (o jogo contra o adversário X), quer o desenvolvimento das habilidades e comportamentos dos atletas e da produtividade da equipa. Para além da recolha de informação tão útil para o processo de construção do treino e preparação do jogo, temos o trabalho transdisciplinar. O tal trabalho onde várias áreas da ciência (Nutrição, Fisioterapia, Psicologia…), incorporam as suas valências e desenvolvem programas trabalho complementares extremamente uteis para os acontecimentos de uma época desportiva. As ferramentas que estas áreas associadas ao treino incorporam são de facto uma mais va