Avançar para o conteúdo principal

Um Exemplo de Identidade com Margem de Progressão Emocional.



Image result for portimonense vs fc porto 2019 roda

Acerca desta reflexão sobre a equipa do FC. Porto devo tomar desde logo esta nota prévia. Toda a análise desenvolvida tem em consideração a minha opinião pessoal vista de uma forma dissociada, ou seja, não estando no contexto, não vendo os treinos e não conhecendo o dia a dia de trabalho desta equipa. Porém, será sempre uma análise vista com a minha lente… aquela lente que me leva sempre para a minha profissão, a Psicologia do Desporto.



O início de época garantidamente que terá sido um desafio para a estrutura técnica da equipa. Sérgio Conceição foi recebendo os atletas a conta gotas, numa fase onde o foco do trabalho já deve estar na aquisição do modelo de jogo, em conhecer os atletas e ajustar os papeis que cada um iria ter, àquilo que o treinador pretende para a sua equipa e ao mesmo tempo passar os valores, regras e princípios que assentam um balneário fortemente liderado pelo seu traço de personalidade vincado.

Chegaram a conta gotas, mas chegaram com rótulo de qualidade. É inegável olhar para os exemplos de Nakajima, Luiz Dias, Uribe e Marchesin e não ver nesses elementos ativos influentes e diretos no desenvolvimento deste FC. Porto versão 2019/2020. Porém é necessário tempo, aquele tempo que quase nunca existe em contexto desportivo. Como diz o próprio Sérgio Conceição, o projeto desportivo são os resultado e se orientarmos as nossas motivações para esse aspeto, claro que o fator tempo é uma das variáveis mais voláteis.



Com esta chegada gradual dos novos elementos de repente esta equipa estava já a enfrentar uma realidade de pré-eliminatória da Champions. Jogos decisivos para a época quer a nível desportivo quer financeiro.

Chegaram com condições ideais para produzirem o máximo do seu potencial? Claro que não, porém um primeiro jogo estrategicamente eficaz, onde a equipa se apresentou equilibrada e dominou os ritmos e momentos de jogo, onde Baró foi importante na dinâmica coletiva do FC. Porto, onde Marchesin começou a demonstrar enorme capacidade, proporcionou um resultado positivo e uma exibição, que apesar de não ser exuberante, foi consistente.

 Não era isso que se pedia para uma equipa a conta gotas?  Plano de jogo, estratégia de acordo com as ideias de Sérgio e o equilíbrio emocional que um jogo destes exige. Vem o segundo jogo, este após um desaire para o campeonato, onde a equipa demonstra o que me parece o principal ponto de preocupação, no meio de muitos pontos positivos… a variância entre o bom e o mau em pouco tempo. Esta flutuação comportamental que na minha perspetiva muito tem a ver com a flutuação emocional que a equipa vive permanentemente. É nesta base que vou destacar alguns pontos que considero características do FC. Porto e que na minha perspetiva, tendo como princípios as bases da Psicologia do Desporto são, ao dia de hoje, as suas forças e debilidades.



FORÇAS:

·        Capacidade de pressão após perda da bola. E dizem-me vocês, “mas este é um indicador tático”. Pois lá está, a parte visível sim, mas integrado nesse princípio estão os fatores de alinhamento da equipa perante as ideias do treinador independentemente do contexto e (em certo momento) as orientações motivacionais da equipa. Que não ajusta o comportamento (possível relaxamento) ao desafio que tem pela frente. E isto revela muito daquilo em que esta equipa vive… identidade, princípios, intensidade e resiliência;



·        Por falar em resiliência, a tal capacidade de a equipa saber ultrapassar as adversidades que vão surgindo no percurso não deixando que a sua própria percepção de competência seja beliscada após algum desaire. Esta equipa sabe o que tem de fazer, como tem de fazer e direciona a sua atenção para isso. Os resultados podem ser melhores ou piores, sem que isso afete significativamente a estima que a equipa e o seu líder têm perante os seus princípios de jogo e tarefas. Temos o exemplo do jogo do Benfica, onde a aplicação do plano de jogo foi eficaz, mesmo após um desaire daqueles no jogo frente ao Krasnodar. Para não irmos muito longe, temos também o exemplo do jogo frente ao Portimonense. A equipa abanou após os golos sofridos? Claro! Saiu dos princípios e correu riscos? Claro!! Podia ter perdido? Sim! Mas demonstra crença, e energia positiva quando falamos em aspetos de resiliência;



·        O coletivo como prioritário. Pode gostar-se mais ou menos do estilo de liderança de Conceição. No entanto, a sua coerência no que diz respeito à defesa dos objetivos coletivos como sendo fator prioritário para o sucesso é inegável. Que o diga Nakajima, após o relaxe associado às suas tarefas defensivas no último jogo em Portimão (pode questionar-se a forma, mas nunca o seu principio e fim). Esta defesa do coletivo como expoente máximo para que os objetivos individuais de cada atleta também sejam atingidos, é um dos princípios de atuação do líder e que em muito ajudam a alinhar a equipa.



·        O conhecimento da forma/caminho (goste-se ou não) para atingir o que a equipa procura e ambiciona. Identidade definida, modelo de jogo claro, onde todos jogadores apresentam papeis claros e objetivos e onde as regras e valores que o treinador defende são inegociáveis. Ou seja, a informação está la (com maior ou menor participação dos atletas nestes conteúdos) e é conhecida por todos. Esta clarificação faz com que o foco está para lá do resultado…. Todo o processo é claro, limitando duvidas e aumentando certezas.



Fraquezas:



·        Apagões dentro do mesmo contexto competitivo. Ou seja, no mesmo jogo a equipa oscila entre o melhor e o pior. Vejamos no último jogo em Portimão. Primeiros 60 minutos com pressão após perda, posicionamento da equipa no campo todo, recuperações de bola em zonas altas do terreno o que provocou claras dificuldades ao adversário na saída e em ter bola em zonas avançadas. Apesar de apresentar um cenário favorável a equipa não olha para o meio ambiente (jogo e historia do jogo) mas sim para os seus processos e as suas tarefas e isto sim, crias condições para que se apliquem os aspetos que em cima referi. Porto a asfixiar e a acabar asfixiado. Com o decorrer da segunda parte vê-se um Porto a baixar um pouco as linhas e, de forma aparentemente involuntária permite que o Portimonense tenha bola em zonas que não estava habituado a ter. Isto cria logo sensações de conforto numa equipa e desconforto noutra…. Quanto a mim não foi a entrada de Naka que alterou tudo… mas sim o novo comportamento do FC. Porto, que talvez devido ao conforto do resultado, foi perdendo o controlo do jogo… baixando a ativação e deixando os seus princípios de novo. Ou seja, começou a olhar para o contexto e com um desafio que, como  não estava desafiante, deixou-se adormecer.



·        Incapacidade de evolução de variáveis frequentemente identificadas. O ponto que em cima referi já fora identificado em várias situações. Esta época em Barcelos, ou mesmo, a época passada em jogos como contra o Belensenses, Guimarães e Rio Ave. Refletir, perceber as causas e discutir e alinhar soluções são a base de evolução de uma qualquer equipa;



·        A regulação emocional do treinador. Se pretendemos uma equipa regulada emocionalmente, temos enquanto treinadores de estar também regulados. Disponibilizando sempre momentos e feedback que tenham como base ajudar o atleta a desenvolver e expor o seu talento dentro de jogo. Temos assistido a momentos em que parece que esta equipa está ligada à ficha emocionalmente, variando entre estados de bloqueio (o que fazer e como???? Após o empate do Portimonense) a estados de euforia (jogo feito e algum relaxe na aplicação das tarefas). Importante perceber-se a influencia que o treinador tem neste processo e que comportamentos tem feito para potenciar ou limitar esta variável.





Sem dúvida que as características desta equipa são singulares, vincadas e facilmente percebidas. O Porto apresenta comportamentos distintos em campo, onde dificilmente alguma outra equipa conseguirá contrariar, pelo menos a nível nacional. É no prolongar dos períodos de tempo destes momentos de eficácia que estará a base de evolução do Fc. Porto 2019-2020. É aqui que entram os fatores motivacionais e emocionais que influenciam a aplicação do plano de jogo e é na reflexão e treino destas habilidades que estará a base para o aumento de consistência desta equipa no decorrer da época desportiva.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

O Microciclo - Planear e Treinar com a Psicologia do Desporto.

Olá caro Leitor! O artigo de hoje é especial para mim, pelo simples facto de que saí de uma perspetiva de formação geral - onde destaco vários temas e tento ser o mais prático possível para que o leitor possa, para além de refletir, extrair algumas ferramentas gerais - para o campo, para o planeamento e treino. Esse contacto de permanente antecipação, planificação, avaliação e ajustes permanentes, numa ciência nada mas mesmo nada exata, como é o desporto! Com este artigo vou expor um pouco sobre o meu trabalho prático, mais concretamente a exposição dos dois momentos que considero essenciais na preparação de uma equipa e claro da equipa técnica para a competição.  Neste sentido, destaco as duas fases que o trabalho de preparação do jogo contempla, dentro do modelo de trabalho que desenvolvo: · Relatório de Preparação da Semana: Este relatório contem a avaliação do jogo anterior; analise do estado atual da equipa onde trabalho e analise ás característica

Vamos lá enquadrar... Psicologia do Desporto, "o que é" e "como" trabalha?

Na realidade não aguentei muito tempo desde a primeira publicação! Senti que a apresentação teria de vir acompanhada já de algum conteúdo associado ao motivo que me moveu a iniciar esta aventura que tem por nome - Psicologia Alto Rendimento Desportivo . Depois deste "quase" duplo post, vou optar por colocar um artigo semanal, que aborde um tema acerca desta fantástica área de intervenção, que se encontra integrada no treino desportivo! Bem, mas afinal o que trabalha a Psicologia do Desporto?  Como se desenvolve a sua intervenção e como se enquadra o profissional neste processo todo? Vou aproveitar uma entrevista que concedi no âmbito de um trabalho escolar, onde as perguntas foram super pertinentes para explorar, de facto, um pouco sobre este mundo onde a teoria e a prática, ou seja, o saber-saber, e o saber-fazer têm de andar sempre de mãos dadas. Convido então o leitor a iniciar esta viagem... venha daí! 1. Quais são os objectivos da intervenção da Psicol

Preparamos o Jogo. Mas Será que nos Preparamos para o Jogo?

Olá caro leitor, O aproximar da ciência ao desporto fez com que as variáveis que envolvem a preparação do jogo fossem cada vez mais alvo de observação, análise, recolha e monitorização. A ciência sem sombra de dúvida desenvolveu o contexto desportivo e toda a forma como nele se trabalha, auxiliando as equipas técnicas quer na preparação do plano de competição de um contexto específico (o jogo contra o adversário X), quer o desenvolvimento das habilidades e comportamentos dos atletas e da produtividade da equipa. Para além da recolha de informação tão útil para o processo de construção do treino e preparação do jogo, temos o trabalho transdisciplinar. O tal trabalho onde várias áreas da ciência (Nutrição, Fisioterapia, Psicologia…), incorporam as suas valências e desenvolvem programas trabalho complementares extremamente uteis para os acontecimentos de uma época desportiva. As ferramentas que estas áreas associadas ao treino incorporam são de facto uma mais va