Avançar para o conteúdo principal

Vamos lá enquadrar... Psicologia do Desporto, "o que é" e "como" trabalha?


Na realidade não aguentei muito tempo desde a primeira publicação! Senti que a apresentação teria de vir acompanhada já de algum conteúdo associado ao motivo que me moveu a iniciar esta aventura que tem por nome - Psicologia Alto Rendimento Desportivo. Depois deste "quase" duplo post, vou optar por colocar um artigo semanal, que aborde um tema acerca desta fantástica área de intervenção, que se encontra integrada no treino desportivo!

Bem, mas afinal o que trabalha a Psicologia do Desporto? Como se desenvolve a sua intervenção e como se enquadra o profissional neste processo todo?

Vou aproveitar uma entrevista que concedi no âmbito de um trabalho escolar, onde as perguntas foram super pertinentes para explorar, de facto, um pouco sobre este mundo onde a teoria e a prática, ou seja, o saber-saber, e o saber-fazer têm de andar sempre de mãos dadas. Convido então o leitor a iniciar esta viagem... venha daí!


1. Quais são os objectivos da intervenção da Psicologia do desporto?

O principal objetivo da Psicologia do Desporto é apresentar-se como mais uma área, englobada numa perspetiva de multidisciplinaridade, que auxilie os agentes desportivos (atletas, treinadores, dirigentes...) a melhorarem a sua performance desportiva. Como?? Observando, avaliando e intervindo com atletas e treinadores no seu contexto de actividade desportiva, ou seja: treinos, competições e estágios.
No parágrafo anterior sublinhei o caracter multidisciplinar em que hoje o desporto deverá apresentar como paradigma base. Assim sendo, se o fisioterapeuta desenvolve um programa de prevenção de lesões, um recuperador do esforço, elabora um programa de trabalho físico ajustado Às necessidades do grupo e do atleta, qual o papel do Psicólogo do Desporto? O papel passa por integrar o planeamento anual de treino com o restante staff, onde o técnico em Psicologia do Desporto, observa, avalia e intervem em habilidades como: auto-confiança, concentração, controlo dos níveis de activação, motivação, controlo emocional, liderança e team building (sendo esta uma componente essencial para a construção de equipas de alto rendimento desportivo). Em suma, o grande objetivo do psicólogo do desporto é contribuir de uma forma integrada e multidisciplinar para o alcance dos objetivos definidos pelo grupo de trabalho/instituição.




2. Que funções e actividades exercem?

Eu defendo que deverão existir dois posicionamentos para o profissional em psicologia do desporto. O que desenvolve um trabalho integrado (Inserido na equipa técnica, sendo parte integrante do plano anual de treinos, trabalhando diretamente com equipa técnica e atletas) e o que desenvolve um trabalho em assessoria com o treinador (onde o profissional trabalha diretamente com o líder porém afastado de todo o contexto que envolve um grupo de trabalho).
Sendo que o meu posicionamento se centra na perspetiva integrada, as minhas principais funções são observar, avaliar e intervir nas habilidades associadas à vertente psicológica do treino que salientei na questão anterior.
Desta forma, trabalho individualmente com os atletas e com o treinador em contexto de gabinete e de treino, integro habilidades psicológicas no treino diário, bem como na preparação e avaliação das competições/jogos.
Todo este trabalho necessita de planeamento e metodologia continua durante a época desportiva.


3. Em que organizações pode intervir?

O trabalho do profissional em psicologia do desporto apresenta um espectro amplo. Neste sentido, vou enumerar alguns contextos de intervenção em que a psicologia do desporto será claramente um input positivo:
- Clubes de alto rendimento desportivo (individuais e coletivos)
- Desporto de Formação (Potenciando a aprendizagem e bem-estar ajustado à fase de desenvolvimento do atleta, bem como formar os formadores (treinadores de formação)
- Federações e Associações (Sensibilização - dirigentes, formação - treinadores e intervenção em contexto seletivo – atletas e treinadores
- Municípios e Autarquias.


4. Quais as problemáticas da sociedade actual que justificam a intervenção da Psicologia desportiva?

Sendo o treino incorporado por quatro áreas, Tática, Técnica, Física e Psicológica, não poderemos aqui falar de problemáticas associadas, dado que há claramente uma necessidade de integração do psicólogo do desporto nos clubes. Vejamos, considerando as quatro áreas que integram o treino, anteriormente referidas, e associarmos o treinador a área tática e técnica, o recuperador à área física, quem desenvolve trabalho associado à área psicológica? Quem observa, avalia e cria programas de trabalho? Claro, deverá ser o profissional em psicologia do desporto. Apesar da percentagem ainda não ser a desejada, cada vez mais clubes e instituições vêm na psicologia do desporto uma mais valia de integração. Instituições que integrem nos seus quadros técnicos profissionais numa perspetiva multidisciplinar ( que avaliem e trabalhem as quatro Áreas do treino), encontram-se melhor preparadas para o decorrer das épocas desportivas.


5. Qual foi a situação mais complicada e delicada em que teve de atuar?

Sou claramente defensor da mobilidade e flexibilidade, isto é, da adaptação do profissional ao seu contexto de atuação. Onde o fato de treino é a base dessa perspetiva. Por isso, e mantendo essa linha de raciocínio, durante os anos em que desenvolvo o meu trabalho, com muitos treinos, jogos, estágios e viagens, já vivi de facto algumas situações, mas todas elas muito mais caricatas do que delicadas.


Observação-Final: Com este pequeno exemplo prático espero ter ajudado a esclarecer o leitor de como se poderá desenvolver o trabalho de um profissional da psicologia do desporto no contexto desportivo - O tal saber-fazer. Tudo isto tendo em conta que para cada realidade deverá haver uma adaptação ao contexto. 

Caro leitor,
Até breve! 

Comentários

Mensagens populares deste blogue

O Microciclo - Planear e Treinar com a Psicologia do Desporto.

Olá caro Leitor! O artigo de hoje é especial para mim, pelo simples facto de que saí de uma perspetiva de formação geral - onde destaco vários temas e tento ser o mais prático possível para que o leitor possa, para além de refletir, extrair algumas ferramentas gerais - para o campo, para o planeamento e treino. Esse contacto de permanente antecipação, planificação, avaliação e ajustes permanentes, numa ciência nada mas mesmo nada exata, como é o desporto! Com este artigo vou expor um pouco sobre o meu trabalho prático, mais concretamente a exposição dos dois momentos que considero essenciais na preparação de uma equipa e claro da equipa técnica para a competição.  Neste sentido, destaco as duas fases que o trabalho de preparação do jogo contempla, dentro do modelo de trabalho que desenvolvo: · Relatório de Preparação da Semana: Este relatório contem a avaliação do jogo anterior; analise do estado atual da equipa onde trabalho e analise ás característica

Preparamos o Jogo. Mas Será que nos Preparamos para o Jogo?

Olá caro leitor, O aproximar da ciência ao desporto fez com que as variáveis que envolvem a preparação do jogo fossem cada vez mais alvo de observação, análise, recolha e monitorização. A ciência sem sombra de dúvida desenvolveu o contexto desportivo e toda a forma como nele se trabalha, auxiliando as equipas técnicas quer na preparação do plano de competição de um contexto específico (o jogo contra o adversário X), quer o desenvolvimento das habilidades e comportamentos dos atletas e da produtividade da equipa. Para além da recolha de informação tão útil para o processo de construção do treino e preparação do jogo, temos o trabalho transdisciplinar. O tal trabalho onde várias áreas da ciência (Nutrição, Fisioterapia, Psicologia…), incorporam as suas valências e desenvolvem programas trabalho complementares extremamente uteis para os acontecimentos de uma época desportiva. As ferramentas que estas áreas associadas ao treino incorporam são de facto uma mais va