Avançar para o conteúdo principal

Generalizar o Jogo - A Subtil Arte de nos Afastar da Evolução.



Image result for ajax tottenham




Produzir, executar e render, são palavras constantemente presentes no quotidiano da sociedade com uma exigência imediatista como a atual. Sabemos as tarefas que temos para desenvolver, recorremos aos nossos conhecimentos, competências, atitudes e, desempenhamos o nosso papel. Em qualquer contexto passam-nos muito a ideia da produtividade, o que nos leva a direcionar a nossa ação essencialmente para esse exato momento… o da ação!

Aquela lógica na preocupação em preparar para a ação (preparar para jogar) e no momento da ação em si (o jogo). Só que aqui, falta um momento importante, o momento posterior! que tempo damos a essa fase? E que preocupação temos para que esta seja uma fase de identificação e crescimento do atleta e da equipa?

Neste pensamento, mais uma vez, o desporto integra-se na lógica da sociedade, sofrendo influências do processo educativo, onde, o "como ensinar" tem uma prevalência significativa ao "como aprender". Preocupamo-nos de facto muito sobre como podemos ensinar os nossos atletas a melhorar o seu conhecimento, atitudes e competências, mas será esta preocupação a prioritária?

 Talvez se a prioridade fosse "como poderá o atleta aprender de forma mais eficaz? Como poderei eu colaborar para estimular nele as competências necessárias para expor as suas habilidades?".

 Estas são questões que nos encaminham para a empatia, uma das características essenciais para um profissional do desporto. O tal saber-se colocar na posição do atleta, perceber os seus pensamentos e emoções e aí sim, desenvolver, acrescentar, eliminar e manter comportamentos. Possibilitando a criação desses momentos onde o ser humano assume total prioridade, sendo o atleta uma representação do individuo.

Nesta lógica relacional, temos o fator tempo. Sabemos que o tempo de contacto, na maior parte das realidades é curto. Temos a hora do treino e pouco há para lá disso. Porém, saber explorar, priorizar e rentabilizar o tempo disponível é essencial. Tendo em consideração que as 3 principais funções de um treinador é desenvolver produtividade, ambiente de grupo e visão de futuro individual, torna-se determinante a abordagem individual, tendo em conta as necessidades e especificidades de cada um, complementando com a coletiva, claro. E, no tempo disponível, temos de integrar estes momentos para que possamos, junto dos atletas desenvolver essencialmente 3 aspetos:

- Criação e Desenvolvimento de um Projeto Individual dentro do Projeto Coletivo;

- Auto-Conhecimento;

- Auto-Reflexão.

O que pode então afastar-nos das dinâmicas em cima salientadas? A tal generalização dos acontecimentos, onde um dos fatores para a sua utilização é, a ausência de tempo despendido para refletir, tanto connosco como com os nossos atletas acerca de um determinado tema. 

O que é isto da Generalização do Rendimento? Respondo com citações práticas tanto de atletas como de treinadores, no contexto pós-jogo (dia seguinte ao jogo).

" Bem, penso que no geral fiz um bom jogo."

"Hoje acho que não estive tão bem."

" Senti a equipa bem, ganhámos… é o que interessa."

Onde estão os factos e os comportamentos no decorrer do continuum do jogo? Onde está a objetividade que nos fará identificar o que fizemos bem e o que temos de ajustar? Independentemente da consequência do nosso desempenho (resultado), é essencial desenvolvermos uma análise detalhada aos comportamentos desenvolvidos dentro do campo, para extrairmos daí percepção de competência de ações eficazes e indicadores claros e objetivos que nos auxiliem no processo de melhoria da filosofia e modelo de jogo.

E é nesta auto-reflexão dos treinadores e posteriormente na estimulação destes momentos em contexto individual e grupal com os atletas que se desenvolvem estas competências, ajudando e direcionando os atletas desde idades mais jovens a desenvolverem capacidade de reflexão e análise comportamental, que lhes permita ter indicadores claros de eficácia e melhoria, que vão muito para lá de um simples "Joguei bem… marquei 1 golo."

A generalização, ajuda-nos por vezes a camuflar um aspeto que é essencial para a melhoria das nossas capacidades… a identificação do erro. Não existe melhor indicador que este para percebermos em que aspetos temos a melhorar e como o poderemos fazer. Porém, em vez de procurarmos pensar e encontrar pistas para estes aspetos essenciais, tentamos (por vezes) generalizar, e acabamos por nos afastar, da ferramenta mais eficaz da melhoria das nossas capacidades. 

Cabe a nós profissionais em Psicologia do Desporto, treinadores e demais agentes, promover uma cultura interna positiva e construtiva acerca destes momentos de análise e reflexão, pois estaremos a estimular  nos nossos atletas:

- Sensações de competência: Perceber os indicadores de sucesso (ex: posicionamento defensivo e saída em transição); e de melhoria (ex: identificar o porquê dos níveis de ativação do atleta, após o intervalo do jogo estar abaixo do ideal  e perceber que estratégias podem ser desenvolvidas para o próprio reativar eficazmente);

- Autonomia: Desenvolver de forma autónoma e factual uma análise ao desempenho no continuum do jogo. Promovendo desta forma o autoconhecimento e autorreflexão, essenciais para qualquer fase da carreira desportiva, sendo natural, com esta abordagem, um aumento dos níveis de autonomia com o decorrer dos anos de prática.

Todos esses aspetos devem apresentar como pano de fundo o "nosso jogo" e a forma como "nós jogamos". Incidindo sobre os nossos comportamentos, tarefas e papeis dentro da dinâmica coletiva.

 Os aspetos referidos são os que conseguimos controlar… e já que não conseguimos controlar todos os aspetos que envolvem um jogo, porque não, gastarmos energias e o tempo que temos disponível apenas nestes, visto que são os que promovem, em nós, maior estabilidade? 

Caro leitor,

Até breve.







Comentários

Mensagens populares deste blogue

O Microciclo - Planear e Treinar com a Psicologia do Desporto.

Olá caro Leitor! O artigo de hoje é especial para mim, pelo simples facto de que saí de uma perspetiva de formação geral - onde destaco vários temas e tento ser o mais prático possível para que o leitor possa, para além de refletir, extrair algumas ferramentas gerais - para o campo, para o planeamento e treino. Esse contacto de permanente antecipação, planificação, avaliação e ajustes permanentes, numa ciência nada mas mesmo nada exata, como é o desporto! Com este artigo vou expor um pouco sobre o meu trabalho prático, mais concretamente a exposição dos dois momentos que considero essenciais na preparação de uma equipa e claro da equipa técnica para a competição.  Neste sentido, destaco as duas fases que o trabalho de preparação do jogo contempla, dentro do modelo de trabalho que desenvolvo: · Relatório de Preparação da Semana: Este relatório contem a avaliação do jogo anterior; analise do estado atual da equipa onde trabalho e analise ás característica

Vamos lá enquadrar... Psicologia do Desporto, "o que é" e "como" trabalha?

Na realidade não aguentei muito tempo desde a primeira publicação! Senti que a apresentação teria de vir acompanhada já de algum conteúdo associado ao motivo que me moveu a iniciar esta aventura que tem por nome - Psicologia Alto Rendimento Desportivo . Depois deste "quase" duplo post, vou optar por colocar um artigo semanal, que aborde um tema acerca desta fantástica área de intervenção, que se encontra integrada no treino desportivo! Bem, mas afinal o que trabalha a Psicologia do Desporto?  Como se desenvolve a sua intervenção e como se enquadra o profissional neste processo todo? Vou aproveitar uma entrevista que concedi no âmbito de um trabalho escolar, onde as perguntas foram super pertinentes para explorar, de facto, um pouco sobre este mundo onde a teoria e a prática, ou seja, o saber-saber, e o saber-fazer têm de andar sempre de mãos dadas. Convido então o leitor a iniciar esta viagem... venha daí! 1. Quais são os objectivos da intervenção da Psicol

Comunicar com Método - Envolver, Estabilizar e Produzir!

Olá caro leitor! No decorrer de um curso que desenvolvi na minha área profissional - A Psicologia de Alto Rendimento Desportivo - fui desafiado, através de um trabalho individual a resolver o caso de Fernando Marqués, atleta do Clube Villa Alpina. Marqués entrou na equipa já a época ia a meio e acabou por ser um elemento determinante no alcance dos objetivos propostos. Ou seja, o seu nível de produtividade foi elevado, dentro das tarefas e do papel que lhe era solicitado. Um craque que correspondeu dentro de campo. Porém, fora das quatro linhas, a adesão a outras atividades de treino eram reduzidas (nutrição, psicologia, treino funcional…). Também no balneário o seu comportamento não era o mais ajustado, mantendo-se fora das atividades do grupo e inclusive do cumprimento das regras que na fase inicial da época foram estabelecidas por todos os elementos da equipa técnica e atletas. Em suma, a situação que está em risco para esta nova época é sem duvida a estabilidade de