Avançar para o conteúdo principal

Concentração... Do Falar ao Treinar!



Imagem relacionada

Olá caro leitor!

Hoje vou debruçar a atenção sobre a segunda parte do artigo que engloba a concentração. Com a primeira abordagem ao tema, pretendi sensibilizar que por vezes esta habilidade é bem mais falada do que treinada, vemos conferências de imprensa onde treinadores justificam os fracassos por momentos de desconcentração no decorrer do jogo, onde devido a fatores de caráter emocional, o plano de jogo definido acabou por não ser aplicado com a produtividade pretendida.

Ressalvo aqui apenas um exemplo. Recentemente, ao analisar uma conferência de imprensa pós-jogo de um treinador de uma modalidade coletiva, destaco a seguinte citação do próprio, "O adversário causou-nos muitas dificuldades, demorámos a adaptar á estratégia que traziam e acabaram por aproveitar isso com golos! Ajustámos, tranquilizámos mas o momento do jogo foi aquela má decisão do árbitro. Descontrolámos emocionalmente e nunca mais conseguimos jogar o nosso jogo!"

Aqui está uma justificação clara de que uma decisão de um estimulo presente no jogo (árbitro), provocou um conjunto de emoções, sendo as prioritárias a depressão e raiva, que condicionaram os momentos seguintes. Isto, quando a equipa ainda estava dentro do jogo, e com possibilidades de alcançar a vitória.

O treinador tem razão na análise? A resposta é sim, vi o jogo e também avaliei exactamente da mesma forma! Esse estimulo, que deve ser considerado irrelevante tornou-se o foco externo, e daí surgiram todas as emoções - raiva e depressão, que condicionaram toda a tarefa seguinte. Agora pergunta-me o leitor. Qual a estratégia? A estratégia é sempre direcionar para estímulos importantes do jogo - bola, colegas e plano de jogo! Como digo aos treinadores - Antecipar e direcionar para o que é relevante naquele cenário de jogo.

Assim sendo, como se trabalha isto da concentração? 

Pode-se integrar no treino?

Fora do treino, posso treinar isto?

Trabalha-se individualmente com os atletas?

O treinador também pode treinar esta habilidade para si?

Claro que de uma forma indireta, todas as unidades de treino direcionam a atenção dos nossos atletas para os conteúdos propostos. Porém esquecemo-nos muitas vezes que essa direção é limitada no tempo - duração dos exercícios -   pela própria história emocional do treino  - que condiciona a direção da atenção - e no espaço - o  conjunto de estímulos presentes no local de treino são promotores de concentração ou desconcentração. O importante aqui é o atleta saber identificar os estímulos internos (pensamentos) e externos (objetos) que são favoráveis ao seu rendimento desportivo. 

Para avançarmos ao contexto prático deste tema temos de ter bem presentes as 3 bases que nos ajudarão a identificar e treinar a concentração:







  • A direção da atenção -
Interna (direcionada para os pensamentos e sentimentos dos atletas, relativamente aos momentos e história do treino/jogo) e externa (direcionada para os objetos que os atletas vão encontrar no local de prática desportiva - bola, colegas, adversários, adeptos e ruídos externos);

  • A amplitude da concentração -
O jogo apresenta um conjunto de momentos, histórias e frações. Os atletas para estarem concentrados nas suas tarefas, têm de selecionar os estímulos  de acordo com a amplitude. Podendo esta ser estreita ou ampla.

Estreita, caso o momento do jogo seja uma bola parada, ou o primeiro momento da transição ofensiva, onde o número de estímulos a selecionar do meio é mais reduzido (Um penalti no futebol, os estímulos importantes são a bola a baliza e o som do apito do árbitro).

Já no momento defensivo, onde a equipa adversária está em ataque organizado, o número de estímulos que o atleta tem de selecionar como relevantes é maior (adversário direto, o seu posicionamento, bola, colegas). Sendo importante aqui o atleta perceber em que momento do jogo está para ajustar a amplitude da concentração para o adequado;
  • Ter em conta a "linha do tempo" 
Os acontecimentos do jogo e os seus cenários de vantagem, desvantagem, inicio de jogo, últimos minutos, golo falhado, cartões, decisões arbitrais, entre outras, apresentam sempre um risco - devido á necessidade permanente do atleta se adaptar ao meio e ao cenário atual - dos pensamentos/emoções ficarem presos em acontecimentos que já decorreram, afetando a sua autoestima, confiança e como consequência aumentar a probabilidade de desconcentração do momento do jogo que se encontra a decorrer.

Por outro lado temos as dúvidas e questões inerentes ao atleta e mesmo o treinador em fases anteriores ao jogo. Nesses momento por vezes levantam-se interrogações como "Estarei capaz?"; "hoje temos não podemos perder, mas será que nos preparámos bem"; "Eles são fortes... não sei se estaremos á altura!" Este tipo de pensamentos projetam-nos para o futuro e criam-nos dúvida, aumentando os níveis de ansiedade e insegurança para o jogo. Por fim temos o pensamento presente, onde no decorrer do jogo temos o nosso pensamento e olhar direcionados para o que é essencial... plano e estímulos do jogo. Passado - Presente - Futuro. Estão sempre presentes no jogo. Salientar que o treino da concentração deve sempre dar enfoque á direção do pensamento para o presente, sendo este sinónimo de estabilidade.

Que ferramentas poderemos então utilizar para treinar a concentração, tanto em atletas como treinadores?

Antes de destacar algumas estratégias práticas. Destaco que as mesmas apresentam um carácter global, sendo técnicas gerais. Torna-se então essencial perceber sempre que cada atletas tem as suas necessidades e que cada caso é um caso, tendo as mesmas sempre de ser ajustadas e adaptadas ao contexto individual. Destaco também a importância total da presença de um Profissional em Psicologia do Desporto pois todo este trabalho apresenta um programa metodológico com fases para educação, aquisição e consolidação desta habilidade.

Imagem relacionadaTreinar a Concentração - Fora do Campo


















  1. Aprender a mudar a atenção: Este exercício vai ao encontro do treino da amplitude (ampla ou estreita) e direção (externa ou interna) que abordei em cima. Podemos fazer este exercício de olhos fechados e numa posição confortável, seguindo estas etapas: 
                 - Presta atenção aos sons ambientes que te rodeiam e direciona a atenção só para esses estímulos;

                 - Passa para as sensações do teu corpo (frequência cardíaca, temperatura, circulação sanguínea, etc...)

                 - Passa depois para os próprios pensamentos e emoções;
                 - Por fim, abre os olhos e concentra-te apenas num objeto que se encontre á tua frente. Concentra-te só nesse e ignora tudo o que está á volta.

      2. Aprender a manter a concentração: Todos sabemos que, se um atleta for competente em manter a concentração mesmo na presença de distrações ou interrupções, a sua performance é claramente mais próxima da sua capacidade máxima. Para treinar esta habilidade o atleta pode escolher um local sossegado, onde não haja distrações. Escolher um objeto relacionado com a sua modalidade (bola, raquete, stique, ou outro). Pegar no objeto com as duas mãos e sentir as texturas, tamanho etc. Após esse momento, deve largar o objeto concentrar-se apenas nas percepções que obteve quando esteve a pegar. Caso o pensamento comece a divagar, deve repetir a sequência. Vá registando o tempo que consegue manter a concentração interna e externa para verificar a progressão.

Imagem relacionadaTreinar a Concentração - No Campo










     1. Treinar na presença de distrações - As equipas técnicas tendem sempre a aproximar o treino ao contexto de jogo, promovendo aos atletas capacidades de respostas e adaptação ao contexto que vão encontrar em competição. Porém, o contexto competitivo não apresenta apenas a componentes técnica e estratégica. Há imensas variáveis psicológicas que podem ter uma influência direta na produtividade do atleta e equipa. Desta forma, aconselho sempre, nos contextos em que trabalho, a treinar na presença de:

     - Ruido dos Adeptos (optar por áudio): este trabalho desenvolverá uma adaptação ás barreiras de comunicação atleta-atleta e treinador-atleta e ajudará os elementos da equipa a adaptarem-se e tornarem este estimulo numa presença sonora irrelevante no dia do jogo;

    - barulho ambiente - sinais sonoros de pouco destaque mas que estejam presentes e possam provocar distração;

    -  Imagens que distraem: Dependendo da modalidade, colocar no contexto de treino imagens significativas para a equipa, que os possam fazer distrair da tarefa. O objetivo passa também por adaptar a equipa ao estimulo que pode ser perturbador na competição;

    - Treinar á temperatura da competição;

    - Adaptar os treinos aos horários do jogo (Nas realidades em que se possa fazer isso)

2. Treinar o Controlo Visual: É natural que, no decorrer do jogo o atleta direcione o olhar para distrações, provocando momentos de desconcentração, o que, como é lógico afetará a sua produção. Olhar para os espectadores, instruções do árbitro e comportamentos desajustados do adversário são alguns dos exemplos. O treino que podemos fazer aqui é direcionar o foco visual para os sinais que são importantes para a tarefa. Podemos então selecionar objetos de destaque para substituirmos os distratores, como: Fixar o olhar num determinado ponto do campo, na bola, nas meias. O importante é que esse objeto mantenha o atleta concentrado no jogo.

Deixei então algumas das estratégias que poderão ser utilizadas para trabalhar a componente que mais vezes é falada e por vezes, menos é treinada, adquirida e consolidada. Para abordar mais aprofundadamente este tema, como outros que se encontram desenvolvidos aqui no blog, pode entrar em contacto comigo via email, ou deixar um comentário ao artigo.

Caro leitor.

Até breve!


Comentários

Mensagens populares deste blogue

O Microciclo - Planear e Treinar com a Psicologia do Desporto.

Olá caro Leitor! O artigo de hoje é especial para mim, pelo simples facto de que saí de uma perspetiva de formação geral - onde destaco vários temas e tento ser o mais prático possível para que o leitor possa, para além de refletir, extrair algumas ferramentas gerais - para o campo, para o planeamento e treino. Esse contacto de permanente antecipação, planificação, avaliação e ajustes permanentes, numa ciência nada mas mesmo nada exata, como é o desporto! Com este artigo vou expor um pouco sobre o meu trabalho prático, mais concretamente a exposição dos dois momentos que considero essenciais na preparação de uma equipa e claro da equipa técnica para a competição.  Neste sentido, destaco as duas fases que o trabalho de preparação do jogo contempla, dentro do modelo de trabalho que desenvolvo: · Relatório de Preparação da Semana: Este relatório contem a avaliação do jogo anterior; analise do estado atual da equipa onde trabalho e analise ás característica

Vamos lá enquadrar... Psicologia do Desporto, "o que é" e "como" trabalha?

Na realidade não aguentei muito tempo desde a primeira publicação! Senti que a apresentação teria de vir acompanhada já de algum conteúdo associado ao motivo que me moveu a iniciar esta aventura que tem por nome - Psicologia Alto Rendimento Desportivo . Depois deste "quase" duplo post, vou optar por colocar um artigo semanal, que aborde um tema acerca desta fantástica área de intervenção, que se encontra integrada no treino desportivo! Bem, mas afinal o que trabalha a Psicologia do Desporto?  Como se desenvolve a sua intervenção e como se enquadra o profissional neste processo todo? Vou aproveitar uma entrevista que concedi no âmbito de um trabalho escolar, onde as perguntas foram super pertinentes para explorar, de facto, um pouco sobre este mundo onde a teoria e a prática, ou seja, o saber-saber, e o saber-fazer têm de andar sempre de mãos dadas. Convido então o leitor a iniciar esta viagem... venha daí! 1. Quais são os objectivos da intervenção da Psicol

Preparamos o Jogo. Mas Será que nos Preparamos para o Jogo?

Olá caro leitor, O aproximar da ciência ao desporto fez com que as variáveis que envolvem a preparação do jogo fossem cada vez mais alvo de observação, análise, recolha e monitorização. A ciência sem sombra de dúvida desenvolveu o contexto desportivo e toda a forma como nele se trabalha, auxiliando as equipas técnicas quer na preparação do plano de competição de um contexto específico (o jogo contra o adversário X), quer o desenvolvimento das habilidades e comportamentos dos atletas e da produtividade da equipa. Para além da recolha de informação tão útil para o processo de construção do treino e preparação do jogo, temos o trabalho transdisciplinar. O tal trabalho onde várias áreas da ciência (Nutrição, Fisioterapia, Psicologia…), incorporam as suas valências e desenvolvem programas trabalho complementares extremamente uteis para os acontecimentos de uma época desportiva. As ferramentas que estas áreas associadas ao treino incorporam são de facto uma mais va