Avançar para o conteúdo principal

A arte de influenciar sem entrar no jogo- O exemplo de Simeone!







Bom dia caro leitor!

Uma das coisas que mais me faz ficar fascinado com o meu trabalho é quando percebo que a ideia de jogo do treinador, aquilo que ele pensa sobre o jogo, independentemente da modalidade, é compreendida e transferida pelos seus atletas para o terreno. Na realidade percebermos que  se o treinador estivesse dentro do campo muitos daqueles comportamentos táticos, técnicos, físicos e comportamentais estariam a ser aplicados por ele próprio.

Porém, para chegarmos a esse estado maturacional de construção de equipa, muito e bom trabalho tem de ser desenvolvido no quotidiano, no "background", tendo o treinador um papel decisivo nesse crescimento de um mero conjunto de atletas talentosos numa equipa de alto rendimento desportivo, que apresenta uma filosofia, objetivos, estratégia, papeis definidos e coesão de tarefa e social.

Como já fui referindo em artigos anteriores, todo o trabalho de liderança do treinador, onde a influência tem de se a base de todo o processo, assenta em três pilares:

  • Trabalhar a produtividade da equipa;

  • Desenvolver um ambiente de grupo (tarefa e social), que promovam a estabilidade do mesmo;

  • Desenvolver individualmente os atletas, dar-lhes uma visão de carreira e com eles construir desafios de melhoria da performance;
Dentro destes três influentes pilares de trabalho, o líder tem um conjunto infindável de responsabilidades que terá de trabalhar tanto para consigo próprio como para o processo de influência diária com a sua equipa. Por isso o grande desafio deste artigo (que serão duas partes), passa por perceber as características e as metodologias que fazem com que as ideias e os comportamentos do treinador estejam muitas vezes personificadas nos comportamentos dos atletas dentro das quatro linhas.

Nada melhor que expor um caso prático, por isso recorro-me de um treinador e de uma equipa em qua a palavra-chave é a unidade. Vejo o Atlético de Madrid a jogar e é como se visse Simeone no tempo em que calçava as chuteiras e cerrava os dentes.

Vamos então ao Exemplo Simeone! 










A vantagem de fazermos permanente formação são os desafios que permanentemente nos colocam. Quanto a mim colocaram-me uma entrevista de Simeone na frente e pediram-me que analisasse as suas principais características e estilos de liderança e influencia adoptados. E eu? Lá fui com enorme paixão e razão!

Comecemos... (vou confrontando as minhas ideias com citações da entrevista...)


Bem, Simeone, antes demais o que penso eu deste treinador? Simeone um líder que admiro e muito! Apresenta nas suas características duas variáveis pelas quais eu me identifico totalmente e pelos quais estudo e busco permanentemente informação:
  • A Paixão pelo jogo e pelo seu trabalho;
  • um conjunto de variáveis que fazem com que a equipa, para além de serem mais que a soma das suas individualidades, serem a imagem total da sua filosofia comportamental em campo.
Quais são os estados de influência emocional e qual deles é usado por Simeone?





 Os estados de influência emocional correspondentes ao líder são:
  • Fingir ser um líder;
  • Agir como um líder se
  • ser um líder de influência emocional.
Simeone é um líder, para fundamentar a minha resposta basta extrair uma pequena citação, "o seu objetivo é estar no topo, partindo da premissa do grupo: ele é um líder de exercito que procura a perfeição da sua 'tropa' através de conquistas em grupo, prevenindo erros individuais através da solidariedade da equipa. '(...) Eu não acho que um jogador sentimental, com paixão, falhará em dar tudo o que tem em campo. Eu não penso assim. Há comunhão nos sentimentos,'
Penso que esta citação revela muito do traço de “el cholo”, pois procura sempre a exigência máxima com o objetivo de estar no topo, passando essa orientação para os seus atletas. Procura direcionar permanentemente a premissa de grupo e dos comportamentos grupais, a tal coesão de tarefa onde o todo é bem maior que a soma das partes e previne erros ou fragilidades individuais (que todos os atletas naturalmente apresentam) com respostas coletivas para os superar.
Nota-se aqui também que “el cholo” apresenta um foco no desempenho devido á sua exigência máxima com o processo da equipa e no alcance da “perfeição”, ajustando claro está ao seu paradigma base: “o aqui e agora”. 

 Será Simeone um treinador emocionalmente regulado?






Totalmente possível verificar essas características em Simeone. Porém,  vamos primeiro identificar quais são as características associadas à filosofia de um técnico emocionalmente regulado:
  • Paixão por treinar;
  • Foco na aprendizagem;
  • Desfruta e possibilita a satisfação;
  • disponibilidade e desejo de dar suporte, aprender e evoluir;
  • clareza de antecipar e dirigir comportamentos e pensamentos.
Como exercício vou passar a cruzar as características, correspondendo a uma citação que o artigo proposto para a atividade sugere, como forma de fundamentação:
Paixão por treinar - "tudo o que está a acontecer comigo é o que eu queria, eu procurei por isto".
Para mim esta é a base de tudo. A motivação para a obtenção de um objetivo. Aqui nota-se o que o faz mover, com um estado de atitude correto, o estado desafiador. Esse estado traz-lhe objetividade, superação, autoconfiança nas suas capacidades e foco no crescimento. Esta base é  que ele apresenta, que o inspira e que a passa para a sua equipa.
Foco na aprendizagem – "O seu objetivo é estar no topo, partindo da premissa do grupo: ele é um líder de exercito que procura a perfeição de sua 'tropa' através de conquistas em grupo, prevenindo erros individuais através da solidariedade da equipa.”
Este buscar de perfeição indica o foco no desempenho, na aprendizagem e evolução da sua própria equipa e dos seus atletas.
Desfruta e possibilita a satisfação – "Humildade, acessibilidade e habilidades de comunicação o caracterizam."
Estas são características no líder que promovem empatia, proximidade e reforçam a relação entre o treinador e atleta, promovendo uma ligação direta com o usufruir da pratica e a satisfação que se extrai dela, tornando a experiencia da atividade desportiva mais enriquecedora.
Disponibilidade e desejo de... - "Desde sua adesão, no fim de 2011, ele consolidou um grupo que, como um clube, não compreende nada além de lutar e vencer; esses homens conseguiram, jogo a jogo, contradizer a teoria dos grandes nomes e números".
Aqui temos o lutar, orientado para o desempenho e o vencer, orientado para o resultado, mas visto como uma consequência do processo de luta. Esta mensagem de sucesso e totalmente positiva alimenta a ilusão e as possibilidades de sucesso.
Clareza para antecipar e dirigir -  "Eu sou mais ansioso num jogo que é supostamente mais acessível do que naqueles mais difíceis. Neste desporto,  deves temer, o medo  dá-te coragem. Quando se está preso e sem fuga possível, procuras uma solução, mas se não a encontras, ficas exposto à possibilidade de que algo te aconteça".
A tal capacidade de antecipar potenciais acontecimentos e dirigi-los num sentido correto para a obtenção de rendimento desportivo. Pois num jogo teoricamente acessível os níveis de ativação poderão não ser os ideais. Torna-se essencial antecipar e dirigir para pensamentos e comportamentos corretos.

 Que tipo de atitude apresenta Simeone? É capaz de "regenerar" as suas emoções e as da sua equipa sempre que necessário?



As variáveis psicológicas para a para o treinador se manter emocionalmente regulado são: 
  • motivação interna;
  • atitude desafiadora;
  • regeneração emocional.
Quanto à caracterização das duas últimas posso salientar que, a atitude desafiadora corresponde a altos níveis de energia positiva por parte do treinador, focado no desenvolvimento das habilidades e do crescimento dos atletas, orientando-se prioritariamente para o desempenho dos atletas e não para os resultados alcançados. Já a regeneração regeneração emocional promove um conjunto de atividades ligadas á satisfação pessoal que contribuam para o seu relaxamento mental e regeneração de energia utilizada na tarefa de liderança.
A atitude desafiadora e a regeneração emocional encontram-se presentes em Simeone. Para isso basta fazermos uma pesquisa pelo texto proposto e extraímos desde logo vários exemplos:
- "O seu objetivo é estar no topo, partindo da premissa do grupo: ele é um líder de exército que procura a perfeição de sua 'tropa' através de conquistas em grupo” – Atitude desafiadora: Prioridade dada ao desempenho.
- ""Cholo" demonstrou uma enorme capacidade de agir como um líder forte, e ainda manter-se próximo, exigindo ao ponto da exaustão, mas também sendo flexível quando pedem as circunstâncias” – Regeneração emocional. O equilíbrio entre a exigência total até à exaustão e a flexibilidade. Tudo isto adaptado ao momento da equipa e do atleta, bem como às fases da época.
Em breve saíra a segunda parte do artigo "A arte de influenciar sem entrar no jogo - o exemplo de Simeone!"
Caro Leitor,
Até breve!
 

Comentários

Mensagens populares deste blogue

O Microciclo - Planear e Treinar com a Psicologia do Desporto.

Olá caro Leitor! O artigo de hoje é especial para mim, pelo simples facto de que saí de uma perspetiva de formação geral - onde destaco vários temas e tento ser o mais prático possível para que o leitor possa, para além de refletir, extrair algumas ferramentas gerais - para o campo, para o planeamento e treino. Esse contacto de permanente antecipação, planificação, avaliação e ajustes permanentes, numa ciência nada mas mesmo nada exata, como é o desporto! Com este artigo vou expor um pouco sobre o meu trabalho prático, mais concretamente a exposição dos dois momentos que considero essenciais na preparação de uma equipa e claro da equipa técnica para a competição.  Neste sentido, destaco as duas fases que o trabalho de preparação do jogo contempla, dentro do modelo de trabalho que desenvolvo: · Relatório de Preparação da Semana: Este relatório contem a avaliação do jogo anterior; analise do estado atual da equipa onde trabalho e analise ás característica

Vamos lá enquadrar... Psicologia do Desporto, "o que é" e "como" trabalha?

Na realidade não aguentei muito tempo desde a primeira publicação! Senti que a apresentação teria de vir acompanhada já de algum conteúdo associado ao motivo que me moveu a iniciar esta aventura que tem por nome - Psicologia Alto Rendimento Desportivo . Depois deste "quase" duplo post, vou optar por colocar um artigo semanal, que aborde um tema acerca desta fantástica área de intervenção, que se encontra integrada no treino desportivo! Bem, mas afinal o que trabalha a Psicologia do Desporto?  Como se desenvolve a sua intervenção e como se enquadra o profissional neste processo todo? Vou aproveitar uma entrevista que concedi no âmbito de um trabalho escolar, onde as perguntas foram super pertinentes para explorar, de facto, um pouco sobre este mundo onde a teoria e a prática, ou seja, o saber-saber, e o saber-fazer têm de andar sempre de mãos dadas. Convido então o leitor a iniciar esta viagem... venha daí! 1. Quais são os objectivos da intervenção da Psicol

Preparamos o Jogo. Mas Será que nos Preparamos para o Jogo?

Olá caro leitor, O aproximar da ciência ao desporto fez com que as variáveis que envolvem a preparação do jogo fossem cada vez mais alvo de observação, análise, recolha e monitorização. A ciência sem sombra de dúvida desenvolveu o contexto desportivo e toda a forma como nele se trabalha, auxiliando as equipas técnicas quer na preparação do plano de competição de um contexto específico (o jogo contra o adversário X), quer o desenvolvimento das habilidades e comportamentos dos atletas e da produtividade da equipa. Para além da recolha de informação tão útil para o processo de construção do treino e preparação do jogo, temos o trabalho transdisciplinar. O tal trabalho onde várias áreas da ciência (Nutrição, Fisioterapia, Psicologia…), incorporam as suas valências e desenvolvem programas trabalho complementares extremamente uteis para os acontecimentos de uma época desportiva. As ferramentas que estas áreas associadas ao treino incorporam são de facto uma mais va