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A arte de influenciar sem entrar no jogo - O exemplo de Simeone! (2)




Olá caro leitor!

No artigo publicado na semana passada - A arte de influenciar sem entrar no jogo - O exemplo de Simeone! - procurei expor a ideia de como pode ser totalmente significativa a influencia do treinador, mesmo que o mesmo não entre em campo. De facto o líder não entra em campo, mas o grande desafio do trabalho das equipas técnicas é que com os jogadores dentro das quatro linhas, entrem a filosofia, as ideias, as dinâmicas, as estratégias e também um pouco do traço de personalidade do seu treinador.

Procurei então na primeira parte do artigo, através do exemplo de Simeone, explorar algumas questões de trabalho da liderança e influencia positiva do treinador no contacto com os seus atletas, respondendo a algumas questões, sendo as mesmas:

  • Quais são os estados de influência emocional e qual deles é usado por Simeone?

  •     Será Simeone um treinador emocionalmente regulado?

  • Que tipo de atitude apresenta Simeone? É capaz de "regenerar" as suas emoções e as da sua equipa sempre que necessário?

Vamos então dar continuidade ao primeiro artigo
https://psicologiaaltorendimento.blogspot.pt/2018/04/a-arte-de-influenciar-sem-entrar-no.html#more, procurando sempre perceber que comportamentos do treinador promovem uma influência significativa e positiva aos seus atletas , dentro das quatro linhas de jogo. Cruzando a entrevista a Simeone com as minhas abordagens ás questões que considero centrais.


Que indicadores comportamentais são destacados  no comportamento público e observável de Simeone?




Consegue-se facilmente encontrar pontos de contacto claros e objetivos entre o comportamento de “el cholo” e os indicadores comportamentais que são considerados importantes pela literatura atual.
Os indicadores comportamentais de um técnico emocionalmente regulado são:
  • Estabelecimento de objetivos de desempenho para si;
  • Análise ao próprio desempenho;
  • Querer aprender;
  • Pedir ajuda;
  • escutar ativamente;
  • Querer competir.
 Destes em cima referidos vou salientar quatro, visto que os outros dois já foram muito explorados nas questões anteriores:
- Ousa aprender e pede ajuda:
"Equipa técnica de especialistas em assuntos relevantes, os quais são envolvidos e alinhados, e que possuem tarefas específicas; profissionais brilhantes como Paul Vercellone, treinador de guarda-redes, diretamente responsável pela performance de Courtois. (...) "Prof." Ortega, motivador, jogador de equipa, sempre ligado e anti-relaxante, no contrato que tem estabelecido com o clube diz que é um preparador físico, mas é muito mais que isso; e (...) outro especialista, Germán Burgos, primeiro é um estratega e em segundo técnico, braço direito de Cholo". – Aqui está um óptimo exemplo da aprendizagem contínua e da humildade em pedir ajuda para variáveis do treino em que “el cholo” sabe que há profissionais que são extremamente competentes na sua aplicação. Corresponde ao tal contento multidisciplicar essencial para o desenvolvimento e evolução da preparação e evolução do treino.
- Escuta ativamente:
"Sim, pode ser que eu seja ansioso e muito crítico comigo mesmo, mas, ao mesmo tempo, não estou convencido de que estou sempre certo. Eu tenho a serenidade de ouvir e entender, e então ser capaz de resolver" – Simeone que diz-nos que ouve, analisa a informação, filtrando o que será melhor para a sua equipa, sendo então depois, capaz de resolver. Dá de facto importância aos demais envolvidos e às restantes opiniões.
- Quer competir -
"O seu objetivo é estar no topo, partindo da premissa do grupo...” Simeone pretende estar sempre no topo. Competir para estar no topo. Orientando-se para o desempenho e evolução permanente da equipa, sendo esse o caminho mais eficaz para a equipa estar onde o próprio pretende.

 Que interpretação dá Simeone ao Erro Desportivo? 




Uma das variáveis essenciais da preparação emocional do é a tolerância à frustração, sendo um dos pilares fundamentais para a regulação da sua atividade enquanto treinador, no trabalho para consigo próprio e para com os seus atletas. Qual o aspeto mais importante para este treino? A tolerância ao erro! Vamos então pegar no exemplo de Simeone para explorar brevemente este aspeto.
O treinador “El Cholo” apresenta claramente uma atitude desafiadora, onde aplica altos níveis de energia positiva, de total compromisso, de objetivos de desempenho claros e de estratégias práticas para as obter.
Podemos então interpretar que Simeone considera o erro desportivo numa perspetiva saudável, considerando-o como uma ferramenta de aprendizagem para que a equipa possa evoluir.
No texto proposto há uma citação que nos deixa próximos do que acabei de referir: “...ele é um líder de exército que procura a perfeição de sua 'tropa' através de conquistas em grupo, prevenindo erros individuais através da solidariedade da equipa.” – ou seja, lida bem com os erros e sabe que eles existem, tentando compensar com o comportamento coletivo e, devido ao tipo de liderança que apresenta, aproveitar esses erros como estímulos de aprendizagem.


 Qual é a atitude, o nível de energia, o pensamento típico e o objetivo que claramente identificam o técnico "Cholo"?







Visto que já explorei bastante as respostas anteriores com exemplos do texto proposto de sobre o trabalho e liderança de El Cholo, vou ser muito claro e conciso na abordagem a esta questão.
A atitude é desafiadora, apresentando Simeone todas as suas características fundamentais como:
  • Nível de energia alto e positivo (ilusão permanente e total compromisso e adesão ao seu trabalho e projeto onde está inserido);
  • Pensamento – “Eu Quero” (“Eu quero estar sempre no topo” Sente capacidade e competência para persistir nos seus objetivos – essencialmente de desempenho – e nas estratégias que estabelece para as obter.);
  • Objetivo – Como podemos ver no texto os objetivos que estabelece são prioritariamente de desempenho, optando sempre por analisar e procurar a evolução da equipa e dos seus atletas.

 

  Quais são os instrumentos de regulação emocional presentes em Simeone?





Como nos refere a literatura, os instrumentos para a promoção da regulação emocional de um líder são:
  • Técnicas de respiração;
  • Gestão e controlo dos períodos pré, pós e durante a competição, com base em dados objetivos e não em opiniões marcadas pelo estado emocional atual;
  • Foco permanente no processo de competição, não apenas na última partida. Servindo  como suporte para a moderação necessária para observar toda a competição e não apenas uma fração da mesma.
Quanto ao exemplo de Simeone destaco as duas últimas: Gestão e controlo dos períodos pré, pós e durante a competição e o foco permanente no processo de competição.
Quanto ao primeiro, percebemos a sua aplicação através do seguinte exemplo “"Eu sou mais ansioso num jogo que é supostamente mais acessível do que naqueles mais difíceis.”
Nesta citação percebe-se a antecipação e direcionamento dos momentos que envolvem a competição nas suas quatro componentes do treino. Este fator promove uma maior regulação emocional porque provém o treinador de dados objetivos que o façam antecipar e dirigir a equipa no sentido do alto rendimento desportivo.
Quanto ao foco permanente no processo de competição, poderemos perceber isso através da orientação que dá aos objetivos que estabelece.
Dando total prioridade aos objetivos de desempenho, onde o crescimento da equipa se encontra presente numa lógica contínua, não oscilando a sua análise mediante o resultado. Assim este processo, ajuda Simeone a apresentar uma maior moderação, apresentando uma análise mais macro – toda a competição  – que micro – tendo apenas o ultimo jogo como ferramenta de avaliação.

Caro Leitor,
Até breve!

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