Olá caro
Leitor!
O artigo de hoje é especial para mim, pelo simples facto de que saí de uma perspetiva de formação geral - onde destaco vários temas e tento ser o mais prático possível para que o leitor possa, para além de refletir, extrair algumas ferramentas gerais - para o campo, para o planeamento e treino. Esse contacto de permanente antecipação, planificação, avaliação e ajustes permanentes, numa ciência nada mas mesmo nada exata, como é o desporto!
Com este artigo vou expor um pouco sobre o meu trabalho prático, mais concretamente a exposição dos dois momentos que considero essenciais na preparação de uma equipa e claro da equipa técnica para a competição.
Neste sentido, destaco as duas fases que o trabalho de preparação do jogo contempla, dentro do modelo de trabalho que desenvolvo:
· Relatório de Preparação da Semana: Este relatório
contem a avaliação do jogo anterior; analise do estado atual da equipa onde
trabalho e analise ás características do adversário. Todos estes aspetos são
analisados tendo em consideração única e exclusivamente as variáveis
Psicológicas que pretendemos: Manter, Eliminar, Consolidar e desenvolver, para o
jogo do fim-de-semana. Sendo essencial destacar que o mesmo, funciona como
relatório de proposta, sendo sempre a decisão e ajustes finais dos conteúdos
propostos feita pelo treinador, que acaba também por ser o líder desta equipa.
Que é uma equipa técnica multidisciplinar.
· Preparação dos conteúdos de treino a aplicar de acordo
com o relatório de preparação desenvolvido: Após a seleção das variáveis a
trabalhar são selecionados os momentos e os conteúdos a aplicar no processo de
treino e algumas atividades complementares. É de destacar a importância deste
processo ser o mais integrado possível nas rotinas habituais da equipa e que
apresentem um caracter continuo no decorrer da época.
Todo este
trabalho de preparação para o jogo tem de ser um complemento ao trabalho
individual que é desenvolvido ao longo da época com os atletas e os elementos
da equipa técnica. Pois alguns dos conteúdos de treino propostos têm de estar
adquiridos individualmente, com técnicas adequadas a cada elemento. Não basta
chegar á semana X e referir que é importante trabalhar o controlo das emoções.
É importante o trabalho individual para que por exemplo, o treinador saiba que
tipo de emoções são favoráveis. Quais os momentos de maior risco de
descontrolo. E que comportamentos/estratégias tem adquiridas para que em
momentos de risco consiga manter a direção da sua atenção para dois aspetos
fundamentais… antecipar e direcionar a equipa, independentemente do contexto e
cenário da competição.
Neste artigo
avanço apenas com um exemplo prático de relatório de preparação da semana. Um
exemplo esse de carácter geral. Os nomes dos Clubes são fictícios.
Vamos lá!
Microciclo: XXXX vs YYYYY
Jornada: __ Jornada Campeonato
Nacional 1ª Divisão, Hóquei em Patins
Enquadramento
“O Team deles está muito bem!”; “O João está a defender
muito!”; “ O Pedro e o Diogo estão a partir tudo!”; “O Team Deles está num bom
momento, gostei muito do que vi no video!”; “Não gostei do nosso treino";
“30min a discutir uma ação numa fase destas, como é possível?".
Foram estas as principais frases que ouvi no decorrer da semana de trabalho
que encerra com o jogo frente ao Team Deles. Com as citações em cima descritas
estamos a olhar para o adversário e a dar-lhe valor, muito valor! Podemos
percecionar que eles são competentes... e são! Mas não devemos
sobrevaloriza-los e sobrevalorizar-nos a nós... pois se analisarmos estamos em
todas as frentes e dependemos de nós para o alcance de todos os nossos
objetivos.
Somos exigentes? Sim! Queremos que a equipa esteja perto da excelência?
Sim! Mas isso não pode fazer com que passemos a dar demasiado enfoque aos
aspetos menos positivos que decorrem dos nossos comportamentos diários
(corremos o risco de entrarmos em pensamentos do tipo catastrofista,
tirando-nos energia para pensarmos na tarefa- nas soluções) e a uma
sobrevalorização generalizada do adversário. Vamos analisar comportamentos,
factos, padrões de ação. Uns positivos outros a explorar, certamente.
Vamos defrontar uma equipa que luta pelas mesmas metas que nós em qualquer
competição, vamos jogar no nosso ambiente e com um plano de jogo bem definido,
sendo essa a principal componente para este jogo: O plano de jogo(!!) com uma
comunicação objetiva e direcionada pelo treinador, pois esta é a base para a
equipa saber o que tem de executar no decorrer no jogo... a base para estar
confortável e dentro da tarefa no decorrer da história… uma história de 50min,
que terá certamente vários cenários (vantagens, desvantagens, power e
underplay). Tudo situações que já temos soluções para mantermos a estabilidade
comportamental e emocional.
Objetivos:
Resultado : 3 pontos
Desempenho: Direcionar a atenção para três
aspetos essenciais que serão relembrados, identificados e treinados durante a
semana. A nossa identidade, as características do adversário e a estratégia
para o jogo. Estes três fatores serão o plano. É neste tipo de objetivo que tem
de estar a nossa atenção. No plano. Nos comportamentos. Estas sim são ações que
nós controlamos!
Principais Habilidades Psicológicas a Treinar Durante a Semana - Grupo:
·
Controlo Emocional;
·
Auto-Eficácia;
·
Resiliência (Resistir ás adversidades);
·
Concentração.
Controlo Emocional
• Transmissão de informação útil e relevante para a estabilidade individual
e coletiva na preparação para o jogo;
• Para isso é essencial desvalorizar aspetos que não controlamos e que
podem provar excesso de informação na hora de decidir (árbitros, ambiente, foco
no resultado final (futuro) quando o foco deve estar na tarefa (presente);
• Canalizar a informação para as tomadas de decisão presentes no plano de
jogo.
Auto-Eficácia
• A capacidade de nos sentirmos competentes na pratica das nossas tarefas,
que nos aumenta a confiança e diminui os níveis de ansiedade.
• Termos sempre presentes as nossas capacidades/talento individual e o
papel dentro do grupo na pista - Isso traz-nos estabilidade e sensações
positivas;
•Projetar e imaginar cenários positivos - Enfocando mais os nossos pontos
fortes e dando relevo também as fragilidades do adversário.
Resiliência
• O tal plus de que tanto falamos no dia a dia de trabalho, sendo uma
característica importante para todos os jogos mas essencial para este!
• Levar com as bolas nas pernas;
•Superar cansaço;
•Promover situações de superioridade com as transições ofensivas e
defensivas;
•Superar a dor;
•Ganhar duelos;
Concentração
•Capacidade de direcionarmos a atenção interna (pensamentos) e externa
(objetos) para os aspetos relevantes para a execução da tarefa.
•Para isso é decisivo: ter sempre presente o plano de jogo, o papel dentro
do grupo e o momento/cenário presente do jogo.
•Nota: É essencial desligar do que é facultativo e desconcentra/descontrola
a equipa. (ex: arbitragem, ou pensamento no passado (golo sofrido ou erro
individual)
Principais Habilidades Psicológicas a Treinar Durante a Semana - Treinador
·
Controlo Emocional (a mesma habilidade que a anteriormente descrita, se bem
que trabalhada de forma diferente… não a destaco neste campo);
·
Comunicação Verbal;
·
Comunicação não-Verbal;
·
Psicologia Positiva
Comunicação Verbal
A característica mais importante aqui é a clareza e objetividade
da informação associada ao adversário e ao nosso plano de jogo, optando sempre
que possível dar exemplos práticos para que a mensagem seja diretamente
percecionada pelos atletas.
Podemos resumir o que disse respondendo com clareza e objetividade as seguintes
questões:
- Alinhar com os nossos valores… a nossa identidade
(princípios de valores e filosofia de equipa e do seu jogo)
- O que vamos encontrar (Benfica e as suas características -
Pontos fortes e fragilidades)
- Como Vamos responder (a nossa estratégia)
Comunicação não-verbal
•Eu sei que este jogo apresenta uma elevada carga emocional, tanto pelo
adversário como pelo momento e importância que o jogo apresenta para nós, eu
sei e os jogadores também:
•Por isso é essencial que o treinador, num contexto como este mantenha o
controlo através de uma postura:
Controlada e Serena (ex: manter o foco nos aspetos relevantes
e comunicar essencialmente esses conteúdos – com o objetivo de antecipar e
direcionar a equipa – Caso haja algum descontrolo deve trabalhar a técnica
adquirida com o trabalho individual com o Profissional em Psicologia do
Desporto)
Tom de voz assertivo e suave (tentando evitar o tom alto) – devido ao
contexto do jogo (ex: na preleção, intervalo e descontos de tempo).
Na segunda
parte do artigo, vamos transferir os conteúdos do relatório de preparação da
semana para o treino. A tal segunda fase na construção do microciclo de
trabalho.
Caro leitor!
Até breve!
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