Avançar para o conteúdo principal

Mundial Russia 2018 - Apontamentos Gerais: Portugal-Irão






Enquadramento:

Um jogo de decisões! E sabemos bem a carga emocional que está presente quando as duas equipas que estão dentro das quatro linhas têm pela frente o alcance do primeiro objetivo (no caso de Portugal), ou o alcance de um sonho (no caso do Irão). Portugal acima de tudo teria de garantir um resultado que lhe permitisse passar ás fases a eliminar deste torneio. Transformando isto em pragmatismo, um empate ou uma vitória seria o necessário para continuarmos o nosso trajeto na prova de maior destaque planetário no que ao futebol diz respeito. Já o Irão teria pela frente o sonho, um sonho ali tão próximo. E aqui acrescento, não apenas um sonho da sua Federação, mas sim uma demonstração de representação cultural e patriota de um pais de tão sólidos e particulares costumes. 

Vamos aproximarmo-nos da relva e perceber o que o jogo nos poderia trazer? Um Irão muito sólido no seu momento defensivo, a não pressionar no momento da perda e a aproveitar a velocidade dos seus alas para saírem em contra-ataque sempre que fosse possível. Sabemos que comportamentalmente procurariam comportamentos de superação e jogariam no limite, procurando tirar proveito de todas as variáveis que envolvem um jogo (atentem aos mind games pré-match do seu selecionador. 

Quanto á nossa seleção, hoje era o jogo em que saberíamos que a bola estaria mais nos nossos pés. Teríamos de saber o que fazer com ela, de a circular e explorar os corredores laterais. As dificuldades que tivemos na primeira zona de construção não deveriam surgir neste jogo devido á ausência de pressão nessa zona por parte do adversário. Acima de tudo é um jogo de controlo emocional, estabilidade e conforto no momento ofensivo. Perante um momento defensivo solido e baixo como o do Irão, é essencial manter o pensamento sempre no plano de jogo e não começar a precipitar no momento de definir.

Quaresma titular… para promover 1x1, cruzamentos e jogo lateral

Adrien titular… dar maior rotação e intensidade na circulação de bola

André Silva… dar mais presença na área e para mim um aspeto importante, promover maior mobilidade entre linhas e segurar e dar bola (essencialmente para os corredores laterais… com movimentação para o meio).

O jogo do sonho de um país como o Irão vs o alcance de um objetivo obrigatório de Portugal



O que vi eu, em traços gerais?

  • As duas equipas a entrarem de acordo com a identidade e estratégia para o jogo. Um Irão num momento defensivo solido mas muito instável. Alguma ansiedade devido á carga do jogo. Foi normal nesta fase inicial do jogo observar erros não forçados (como os do seu Guarda-redes) e ações de algum conflito comunicacional entre a equipa. Com este cenário Portugal instalou-se no meio campo do adversário, sentiu-se confortável com bola… circulou… alimentou as laterais… surgiram cruzamentos e bola no ultimo terço com bastante frequência. Portugal estava confortável e dominava esta fase do jogo.

  • Ajuste na equipa do Irão, com a marcação individual a William que provocou bastante instabilidade no primeiro momento de construção de Portugal. Começamos a ter bolas perdidas na primeira fase de construção, a ter bola menos tempo e a deixar de circular com qualidade. No fundo, perdemos bola e deixámos o adversário crescer com essas perdas, aproveitar alguns desequilíbrios provocados por nós próprios (William a baixar muito devido á marcação e a perdermos linhas de passe em profundidade). A equipa sentiu dificuldade em adaptar-se á mudança e começou a baixar os seus níveis de confiança no processo.

  • Quando já se pedia o intervalo, para avaliarmos a primeira parte e ajustarmos o plano para a segunda eis que surge o que nos faz vibrar com o futebol! A arte, o talento, a criatividade, a imprevisibilidade. Não ao alcance de todos, mas ao alcance dos três dedos de Quaresma em forma de trivela! Que grande golo Ricardo… já nos habituaste tantas vezes a momentos destes, mas é sempre um gosto poder vivê-los de novo. Um golo em forma de talento… esse talento cada vez mais neutralizado pelas amarras estratégicas de uma sociedade de resultados imediatistas. É bom ver momentos destes num mundial… mas também é bom que se permitam momentos destes na formação desportiva!

  • Segunda parte muito próxima do registo da primeira até ao momento do penalti. Portugal tinha nos pés de Ronaldo a possibilidade de colocar um ponto final no jogo, mas desta vez não converteu e o jogo mudou.

  • Portugal foi encolhendo com o aumento de intensidade e agressividade do Irão. 

  • O Irão que jogou tudo o que tinha… de todas as formas. Pressão perante as tomadas de decisão do árbitro. Abordagens sempre no limite e uma enorme sentimento de pertença num pais e na possibilidade de os seus atletas fazerem história em nome da pátria.

  • Portugal foi encolhendo perante um clima de adversidade total, bem preparado pelo selecionador do Irão. Reparem, desde o comportamento de todos os atletas no banco… ao abandono do selecionador no penalti e ao permanente incitar através de gestos um publico tremendamente ruidoso.

  • Era necessário que Portugal se abstraísse de todo esse ruido provocado pelo adversário, mas tal não se verificou. A equipa encolheu, deixou de conseguir ter a circulação antes verificada e deixou-se levar pelo contexto emocional presente no jogo (o amarelo do Quaresma é exemplo disso e as perdas nos duelos diretos e segundas bolas também).

  • Com este cenário surge Pepe. Um atleta que cresce em momentos de adversidade. Que está totalmente identificado com o país. Que canta o hino como um de nós e que naquele momento controlou a organização (com permanentes feedbacks) e as abordagens na sua zona de ação. Imperial!

  • Sofremos golo nos descontos e não controlámos em nada os minutos finais. Não conseguimos colocar o jogo no meio campo adversário e ter a estabilidade necessária para controlar o cenário de manutenção da vantagem. Perdemo-nos… sofremos, mas a nível comportamental fomos exemplares.
Que jogo este, difícil, intenso jogado com todas as variáveis possíveis por parte do Irão que esteve perto de conseguir fazer história. 

Quanto a nós, estamos onde temos de estar, nos oitavos-de-final, de um mundial caracterizado pela estratégia… ou seja, não há jogos fáceis no Russia 2018!

Comentários

Mensagens populares deste blogue

O Microciclo - Planear e Treinar com a Psicologia do Desporto.

Olá caro Leitor! O artigo de hoje é especial para mim, pelo simples facto de que saí de uma perspetiva de formação geral - onde destaco vários temas e tento ser o mais prático possível para que o leitor possa, para além de refletir, extrair algumas ferramentas gerais - para o campo, para o planeamento e treino. Esse contacto de permanente antecipação, planificação, avaliação e ajustes permanentes, numa ciência nada mas mesmo nada exata, como é o desporto! Com este artigo vou expor um pouco sobre o meu trabalho prático, mais concretamente a exposição dos dois momentos que considero essenciais na preparação de uma equipa e claro da equipa técnica para a competição.  Neste sentido, destaco as duas fases que o trabalho de preparação do jogo contempla, dentro do modelo de trabalho que desenvolvo: · Relatório de Preparação da Semana: Este relatório contem a avaliação do jogo anterior; analise do estado atual da equipa onde trabalho e analise ás característica

Vamos lá enquadrar... Psicologia do Desporto, "o que é" e "como" trabalha?

Na realidade não aguentei muito tempo desde a primeira publicação! Senti que a apresentação teria de vir acompanhada já de algum conteúdo associado ao motivo que me moveu a iniciar esta aventura que tem por nome - Psicologia Alto Rendimento Desportivo . Depois deste "quase" duplo post, vou optar por colocar um artigo semanal, que aborde um tema acerca desta fantástica área de intervenção, que se encontra integrada no treino desportivo! Bem, mas afinal o que trabalha a Psicologia do Desporto?  Como se desenvolve a sua intervenção e como se enquadra o profissional neste processo todo? Vou aproveitar uma entrevista que concedi no âmbito de um trabalho escolar, onde as perguntas foram super pertinentes para explorar, de facto, um pouco sobre este mundo onde a teoria e a prática, ou seja, o saber-saber, e o saber-fazer têm de andar sempre de mãos dadas. Convido então o leitor a iniciar esta viagem... venha daí! 1. Quais são os objectivos da intervenção da Psicol

Preparamos o Jogo. Mas Será que nos Preparamos para o Jogo?

Olá caro leitor, O aproximar da ciência ao desporto fez com que as variáveis que envolvem a preparação do jogo fossem cada vez mais alvo de observação, análise, recolha e monitorização. A ciência sem sombra de dúvida desenvolveu o contexto desportivo e toda a forma como nele se trabalha, auxiliando as equipas técnicas quer na preparação do plano de competição de um contexto específico (o jogo contra o adversário X), quer o desenvolvimento das habilidades e comportamentos dos atletas e da produtividade da equipa. Para além da recolha de informação tão útil para o processo de construção do treino e preparação do jogo, temos o trabalho transdisciplinar. O tal trabalho onde várias áreas da ciência (Nutrição, Fisioterapia, Psicologia…), incorporam as suas valências e desenvolvem programas trabalho complementares extremamente uteis para os acontecimentos de uma época desportiva. As ferramentas que estas áreas associadas ao treino incorporam são de facto uma mais va