Avançar para o conteúdo principal

Mundial Rússia - Apontamentos Gerais: Polónia-Senegal

Foto de Luis Parente.

Enquadramento:
Impossível não enquadrar um jogo com a cultura dos países que nele participam. Com os seus costumes, os seus hábitos, a sua forma de agir e reagir ás situações, enfim, a sua forma de viver, abordar e se adaptar aos contextos!
Perante isto esperava-nos uma Polónia onde é habitual ver o seu bloco bem definido, um controlo de ritmos de jogo e a explorar a sua referencia, o ponta de lança Lewandovski… plano e abordagem comportamental mais racional, de maior controlo. E do Senegal? Pensamos sempre em velocidade, em jogo físico, em criatividade e verticalidade no sentido da baliza, mas onde por vezes falta lucidez e razão para definir bem as ações. 


O que vi eu em traços gerais?
- Na fase inicial Polonia com mais bola, com controlo dos ritmos do jogo, colocando-o predominantemente baixo. Sentia-se sempre uma tendência para explorar os corredores laterais para procurar Lewandovski. Senegal a deixar a Polonia jogar na primeira fase de construção e a tentar sair em ataques rápidos… quase nunca bem definidos (a tal influencia das emoções na tomada de decisão). Em suma jogo amarrado. Até que surge o catalisador do desporto coletivo. O golo.

- 1-0 para o Senegal que deixa a equipa confortável e a passar vários minutos em ataque organizado. Após perda a Polonia não conseguia sair a jogar. Sentiu o golo e precisava do intervalo. Impressionante como o Golo esse fator de depressão e euforia altera a história mesmo quando falta tanto tempo para o apito final. A Polónia precisava do intervalo para avaliar a primeira parte e teve-o.

- Inicio da segunda parte e um ajuste tático (3 centrais e subida dos laterais) que facilitou a saída da Polónia, criando uma inadaptação á mudança por parte do Senegal… maior instabilidade por parte destes e estabilidade e controlo com as ações de sucesso que se sucediam para a seleção Polaca. Porém num lance caricato surge o 2-0 para o Senegal e foi como um murro para a Polónia. Quebra de intensidade, circulação mais lenta e erros não forçados, fizeram com que o Senegal se sentisse confortável com o processo e o cenário de vantagem.

- Mesmo assim numa bola parada a Polónia reduz mas o destaque que dou é para a capacidade que o Senegal teve de aguentar os últimos minutos dentro do plano de jogo… direcionado para o que era preciso fazer… mantiveram a posse longe da baliza em quase todo esse cenário de jogo final… o que revelou uma antecipação e direção para a tarefa… algo que nem sempre se vê nas fases finais dos jogos para quem tem um golo de vantagem.

Temos jogos interessantíssimos neste grupo, e que grande segunda ronda que aí vem!


Quanto a este jogo levou a melhor a velocidade, os processos simples e o impacto fisico. Mas ganhou também quem melhor se adaptou á história que o jogo foi escrevendo.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

O Microciclo - Planear e Treinar com a Psicologia do Desporto.

Olá caro Leitor! O artigo de hoje é especial para mim, pelo simples facto de que saí de uma perspetiva de formação geral - onde destaco vários temas e tento ser o mais prático possível para que o leitor possa, para além de refletir, extrair algumas ferramentas gerais - para o campo, para o planeamento e treino. Esse contacto de permanente antecipação, planificação, avaliação e ajustes permanentes, numa ciência nada mas mesmo nada exata, como é o desporto! Com este artigo vou expor um pouco sobre o meu trabalho prático, mais concretamente a exposição dos dois momentos que considero essenciais na preparação de uma equipa e claro da equipa técnica para a competição.  Neste sentido, destaco as duas fases que o trabalho de preparação do jogo contempla, dentro do modelo de trabalho que desenvolvo: · Relatório de Preparação da Semana: Este relatório contem a avaliação do jogo anterior; analise do estado atual da equipa onde trabalho e analise ás característica

Vamos lá enquadrar... Psicologia do Desporto, "o que é" e "como" trabalha?

Na realidade não aguentei muito tempo desde a primeira publicação! Senti que a apresentação teria de vir acompanhada já de algum conteúdo associado ao motivo que me moveu a iniciar esta aventura que tem por nome - Psicologia Alto Rendimento Desportivo . Depois deste "quase" duplo post, vou optar por colocar um artigo semanal, que aborde um tema acerca desta fantástica área de intervenção, que se encontra integrada no treino desportivo! Bem, mas afinal o que trabalha a Psicologia do Desporto?  Como se desenvolve a sua intervenção e como se enquadra o profissional neste processo todo? Vou aproveitar uma entrevista que concedi no âmbito de um trabalho escolar, onde as perguntas foram super pertinentes para explorar, de facto, um pouco sobre este mundo onde a teoria e a prática, ou seja, o saber-saber, e o saber-fazer têm de andar sempre de mãos dadas. Convido então o leitor a iniciar esta viagem... venha daí! 1. Quais são os objectivos da intervenção da Psicol

Preparamos o Jogo. Mas Será que nos Preparamos para o Jogo?

Olá caro leitor, O aproximar da ciência ao desporto fez com que as variáveis que envolvem a preparação do jogo fossem cada vez mais alvo de observação, análise, recolha e monitorização. A ciência sem sombra de dúvida desenvolveu o contexto desportivo e toda a forma como nele se trabalha, auxiliando as equipas técnicas quer na preparação do plano de competição de um contexto específico (o jogo contra o adversário X), quer o desenvolvimento das habilidades e comportamentos dos atletas e da produtividade da equipa. Para além da recolha de informação tão útil para o processo de construção do treino e preparação do jogo, temos o trabalho transdisciplinar. O tal trabalho onde várias áreas da ciência (Nutrição, Fisioterapia, Psicologia…), incorporam as suas valências e desenvolvem programas trabalho complementares extremamente uteis para os acontecimentos de uma época desportiva. As ferramentas que estas áreas associadas ao treino incorporam são de facto uma mais va