Avançar para o conteúdo principal

Mundial Rússia 2018: Apontamentos Gerais - Colômbia vs Senegal




Enquadramento:

Não podemos começar a análise a este jogo sem fazer uma abordagem geral a um dos grupos mais equilibrados desta primeira fase do Mundial. Sem nenhum teórico tubarão, o grupo H caracteriza-se por  equilíbrio, competitividade, qualidade e distinção de filosofias/ideias de jogo. 

Temos uma Polónia com o seu bloco sólido e coeso, onde foram faltando ideias e criatividade ofensiva. Um Senegal impressionantemente organizado e vertical na hora de lançar as suas "setas" em direção á baliza. Jogo vertical, a aproveitar os corredores e um ambiente de grupo que desde a primeira jornada me cativou. Um Japão resiliente e produtivo - como caracteriza a sua sociedade - mantendo sempre um nível de concentração elevado nas suas tarefas, indenpendentemente do momento que se escrevia na história do jogo. E uma Colombia num risco, se calhar não tão previsível no inicio deste mundial, mas que a madrugadora expulsão no primeiro jogo contra o Japão assim o ditou. Porém com uma qualidade técnica elevada, num grupo que se mostrou coeso nos vários momentos do jogo e forte no controlo e circulação da posse. Aqui ou ali fui vendo alguns desiquilibrios defensivos no momento da perda por parte desta seleção.
Bem, temos jogo, e que jogo em perspetiva. Acredito eu, que Senegal e Colômbia mantenham as suas ideias de jogo, sendo que o Senegal, talvez ajustando-se um pouco aquilo que o empate lhe poderia trazer… a passagem aos oitavos. E que risco pode ser esse ajuste estratégico ou involuntário a um cenário futuro que nos pode ser favorável!!

O que vi eu em traços gerais?

- A fase inicial de jogo caracterizou-se pela a aplicação das duas ideias de jogo que se perspetivava para as duas seleções. Colômbia a tentar impôr o seu jogo de posse, circulação, aproveitamento de corredores laterias e aproveitar James e Quintero para os momentos de definição. Palavra chave: controlo dos ritmos de jogo. Conseguiu fazê-lo mas sem grande perigo ou oportunidades. Já o Senegal a optar por um bloco baixo, intenso e organizado! Saindo algumas vezes com perigo em transições rápidas, aproveitando a velocidades dos seus jogadores na exploração dos corredores laterais. Conseguiu várias vezes criar perigo neste registo. E que importante é, para um equipa que passa mais tempo no seu momento defensivo, conseguir criar desconforto no adversário através das transições. Isso faz com que o adversário esteja sempre em alerta e percepcione competência nas ações de quem opta por esta ideia de jogo. A ideia é fazer com que, neste caso a Colombia, sentisse que o Senegal, em qualquer momento poderia ser eficaz no processo ofensivo. E que desconforto traz isso para ma equipa que pretende impor e controlar os ritmos.

- Destaque para a qualidade e influência que Quintero apresenta neste jogo da Colombia, seja a construir ou a definir o ultimo passe. Quem o viu e quem o vê. Uma boa surpresa!


- Segunda parte inicia-se com um cenário idêntico. Posse, circulação e aproximação á área por parte da Colombia, sem grande perigo, mas a controlar os ritmos.


- Com o decorrer da segunda parte o Senegal já sentia dificuldades em ter bola, em sair no seu registo habitual de transições ofensivas, acabando por abdicar desse momento do jogo, remetendo-se a maior parte do tempo ao momento defensivo.


- Sabemos perfeitamente que, quando abdicamos de ter bola, não conseguimos sair a jogar, ou respirar um pouco no meio campo do adversário, que o desconforto aumenta, e o olhar para o relógio também;

- Destaco nesta fase do jogo para a  racionalidade com que a seleção Colombiana desenvolvia o seu jogo, mesmo sabendo que teria de fazer golo se quisesse passar a fase de grupos. Isso poderia precipitar a Colômbia mas tal não aconteceu.

- Já o Senegal defendia e notava-se que olhava para o cronómetro, saindo das suas origens de transição, de criar perigo para se remeter ao seu bloco defensivo. Quando saímos do nosso conforto… daquilo que treinamos e temos adquirido, a maior parte das vezes sucede o que acabou por suceder!

- Bola parada. Golo da Colômbia!

- Afinal o Senegal ainda estava lá! Cinco minutos de intensidade, de velocidade de execução e algumas ocasiões de golo, quase todas construídas pelos tais velozes corredores laterais. Porque não se manteve assim e saiu do registo durante grande parte da segunda parte? Quando o foco está no resultado… muitas vezes desvirtuamos o plano de jogo.

- Nos últimos minutos, já o Senegal jogava com o coração, com perdas de bola sem oposição e 1x1 forçados. A Colombia mais uma vez muito bem na adaptação, desta vez ao cenário de vantagem. Posse, circulação rápida a ocupar os espaços dados por um Senegal com linhas subidas. E a aproveitar a capacidade técnica dos seus jogadores para sofrerem faltas de uma seleção Senegalesa precipitada.

- Vence e bem a Colômbia.

Um jogo que nos traz como lição, que mesmo com um resultado favorável e com os minutos do relógio a contarem a nosso favor, deveremos ter sempre o pensamento nos nossos comportamentos… na nossa estratégia… no nosso plano… pois estes, são os fatores que controlamos!

Comentários

Mensagens populares deste blogue

O Microciclo - Planear e Treinar com a Psicologia do Desporto.

Olá caro Leitor! O artigo de hoje é especial para mim, pelo simples facto de que saí de uma perspetiva de formação geral - onde destaco vários temas e tento ser o mais prático possível para que o leitor possa, para além de refletir, extrair algumas ferramentas gerais - para o campo, para o planeamento e treino. Esse contacto de permanente antecipação, planificação, avaliação e ajustes permanentes, numa ciência nada mas mesmo nada exata, como é o desporto! Com este artigo vou expor um pouco sobre o meu trabalho prático, mais concretamente a exposição dos dois momentos que considero essenciais na preparação de uma equipa e claro da equipa técnica para a competição.  Neste sentido, destaco as duas fases que o trabalho de preparação do jogo contempla, dentro do modelo de trabalho que desenvolvo: · Relatório de Preparação da Semana: Este relatório contem a avaliação do jogo anterior; analise do estado atual da equipa onde trabalho e analise ás característica

Vamos lá enquadrar... Psicologia do Desporto, "o que é" e "como" trabalha?

Na realidade não aguentei muito tempo desde a primeira publicação! Senti que a apresentação teria de vir acompanhada já de algum conteúdo associado ao motivo que me moveu a iniciar esta aventura que tem por nome - Psicologia Alto Rendimento Desportivo . Depois deste "quase" duplo post, vou optar por colocar um artigo semanal, que aborde um tema acerca desta fantástica área de intervenção, que se encontra integrada no treino desportivo! Bem, mas afinal o que trabalha a Psicologia do Desporto?  Como se desenvolve a sua intervenção e como se enquadra o profissional neste processo todo? Vou aproveitar uma entrevista que concedi no âmbito de um trabalho escolar, onde as perguntas foram super pertinentes para explorar, de facto, um pouco sobre este mundo onde a teoria e a prática, ou seja, o saber-saber, e o saber-fazer têm de andar sempre de mãos dadas. Convido então o leitor a iniciar esta viagem... venha daí! 1. Quais são os objectivos da intervenção da Psicol

Preparamos o Jogo. Mas Será que nos Preparamos para o Jogo?

Olá caro leitor, O aproximar da ciência ao desporto fez com que as variáveis que envolvem a preparação do jogo fossem cada vez mais alvo de observação, análise, recolha e monitorização. A ciência sem sombra de dúvida desenvolveu o contexto desportivo e toda a forma como nele se trabalha, auxiliando as equipas técnicas quer na preparação do plano de competição de um contexto específico (o jogo contra o adversário X), quer o desenvolvimento das habilidades e comportamentos dos atletas e da produtividade da equipa. Para além da recolha de informação tão útil para o processo de construção do treino e preparação do jogo, temos o trabalho transdisciplinar. O tal trabalho onde várias áreas da ciência (Nutrição, Fisioterapia, Psicologia…), incorporam as suas valências e desenvolvem programas trabalho complementares extremamente uteis para os acontecimentos de uma época desportiva. As ferramentas que estas áreas associadas ao treino incorporam são de facto uma mais va