Avançar para o conteúdo principal

"Foi uma Questão de Atitude." Mas Afinal o que é isto da Atitude?





Resultado de imagem para carrinho no futebol


Caro leitor, muito boa tarde!

Sexta-Feira à tarde e algumas viagens e tarefas no decorrer do dia tendem a pensar onde é poderei encontrar tempo para escrever mais um artigo. E claro está, não pode ser mais um artigo, tem de ser útil e conter conteúdo para quem me segue desse lado, com mais ou menos atenção. Se é para fazer que seja bom e competente... sempre! E pronto venho de viagem e encontrei aqui um tempo para falar de algo que considero tão importante, que por vezes e pelo número de vezes que os agentes desportivos usam se pode tornar banalizada... a habilidade -  Atitude!! 

Sim, a atitude é uma habilidade que é observada, avaliada e treinável! Podemos potenciar esta componente mas para isso temos de saber identificar bem o seu conceito e as suas componentes, mas no que diz respeito a isso já lá vamos!

Vamos antes buscar alguns exemplos do quotidiano desportivo e ver em que contextos a habilidade atitude é enaltecida pelos seus agentes:

 - Treinadores " Nós estivemos dentro do plano que tínhamos traçado, mas faltou-nos um pouco de intensidade e atitude." Ou "Hoje ganhámos porque mesmo com o cansaço no final do jogo de-mos tudo, superámo-nos... parabéns á equipa pela atitude demonstrada!"

- Atletas " O Paulo anda sem atitude nenhuma nos treinos, nota-se que não dá tudo... lembras-te daquele passe que fiz? Se o gajo tivesse ligado ficava isolado. Temos de o puxar para o grupo de novo." ou "Uiiii viste o que o João fez hoje no jogo? Com o jogo ganho faz um sprint e vai buscar uma bola que ninguém acreditava, anda com grande atitude!"

Como vimos, pelo numero de vezes que todos nós que estamos integrados no desporto falamos desta habilidade torna-se essencial conhecê-la, explora-la e dar claras soluções para a trabalhar ou treinar. Mas isto da atitude trabalha-se independentemente de tudo o resto? Para mim, não! Está tudo integrado e por isso destaco já aqui (e as restantes habilidades ficam para destaques em publicações futuras) as habilidades psicológicas que considero essenciais para que o atleta usufrua totalmente das suas competências e da experiencia desportiva, seja ela de formação ou de alto rendimento desportivo. Ora elas são:
  • Auto-Confiança;
  • Motivação;
  • Atenção e Concentração;
  • Controlo dos Níveis de Ansiedade;
  • O desenvolvimento da atitude (aqui está o que vamos explorar hoje).
Todas estas componentes estão interligadas, ou seja, os níveis optimizados de uma habilidade irá influenciar positivamente as restantes bem como o contrario. Mas deixemo-nos de abordar o geral e avancemos para o - Desenvolvimento da atitude!

A atitude é claramente uma disposição determinante para a prática desportiva, posso dizer até que é o modo como o atleta é preparado quando encara com situações adversas provocadas naturalmente pelo ambiente (por um remate falhado, uma falta mal feita, uma derrota num jogo, um autogolo... tantos podem ser os exemplos). Tenho de destacar aqui a influencia que o pensamento tem sobre este processo de construção da atitude pois é ele que vai influenciar o que sentimos e a forma como agimos... é essencial controlarmos e ajustarmos esses pensamentos, de forma a que tenhamos sensações positivas que nos leva a ações fluidas e de maior eficácia. Como nos diz na literatura Diego e Sagredo (1992), " pensamentos positivos geram emoções positivas e tudo isso leva a ações positivas."

Para que o leitor se possa ir identificando ou afastando dos conceitos do desenvolvimento da atitude, e de forma a perceber qual se encontra mais próximo do seu estado atual - sim porque a atitude é um estado (evolutiva, oscilante e com prazo de tempo definido... dependendo de fatores como o contexto) e é por ser um estado que é possível treiná-la. Ora vamos lá, os quatro estados do desenvolvimento da atitude:

  • Atitude Desafiadora
  • Atitude de Bloqueio ou Explosiva
  • Atitude Evasiva ou Apática
  • Atitude de Desistência
Resultado de imagem para success playerA atitude desafiadora é o estado ideal do desenvolvimento da atitude, é neste estado que procuramos que os nossos atletas estejam. Características base: O atleta estabelece objetivos realistas  mas desafiadores (dando destaque aos objetivos de desempenho... de execução de tarefas e não ao resultado final) ; gere os erros a partir de uma perspetiva construtiva, transformando-os em ferramentas de treino para o próprio aprender e evoluir; não tem receio de tomar decisões ou de errar e experiencia altos níveis de satisfação com o desporto que pratica. Palavra-chave : DESAFIO!



Resultado de imagem para emotional reaction footballA atitude de Bloqueio ou Explosiva refere-se ao estado logo a baixo do ideal. O atleta que se encontra neste estado tem total compromisso, quer aderir aos objetivos propostos mas não sabe qual a forma de os atingir e de ter sucesso. Ou seja sabe o que quer! Mas não sabe o como!! Características base: o atleta neste estado apresenta elevado compromisso, porem apresenta uma carga negativa devido à sua frustração de não saber como ser bem sucedido; orienta os seus objetivos para o resultado avaliando a sua competência e capacidade tendo em conta esse aspeto; os níveis de autoconfiança são baixos nuns casos e excessivos em outros, mas nunca são ideias (devido ao tipo de objetivos que coloca); punem-se pelos erros, apresentando por isso baixos níveis de divertimento e satisfação na pratica desportiva. Palavra-Chave: DÚVIDA!


Resultado de imagem para apathetic player footballA atitude evasiva ou apática é o estado que antecede o menos desejável nesta escala da atitude, que é o estado de desistência. Características base: o atleta ainda participa no processo, apresentando compromisso, porém não consegue estabelecer um significado à sua pratica desportiva actual; procura definir objetivos de desempenho, mas não tem estratégias nem planos de ação concretos para os alcançar; A ansiedade de ter de alcançar os objetivos transformou-se em quebra de ilusão; os níveis de autoconfiança são baixos. Um exemplo pratico de uma frase de um atleta nesse estado é: "Porque é que eu vou continuar a tentar???? Para mim é tudo igual, não passo disto." Palavra-Chave: DISTANCIAMENTO!

Resultado de imagem para give up in football
A atitude de desistência é como é logico o estado menos desejado. O estado que tem de ser prevenido e alinhado antes de se atingir, pois um atleta que esteja neste estado torna-se muito difícil de o treinar para o mais favorável. Características base: O atleta não participa e não adere ao processo; não tem qualquer tipo de objetivos (de desempenho ou resultado); os níveis de autoconfiança são muito baixos; pune-se pelos erros; não possui estratégias de conquista; um pensamento característico de atleta nesta fase é : "Não quero ter mais nada a ver com isto, quero desistir!". Palavra-Chave: DESISTÊNCIA!

Dicas Práticas para o atleta direcionar-se para o estado ideal que é o Desafiador:

  • Modificar os níveis e tipos de energia: Encaminhar ao atleta para altos níveis de compromisso  com positividade - Orientando o atleta para objetivos de desempenho - Onde o foco é a sua melhoria permanente - Ao invés do resultado - que nos traz instabilidade e oscilação de autoconfiança;
  • Orientar os seus objetivos para o desempenho;
  • Considerar os erros como um processo de aprendizagem - estimulo para aprendizagem e evolução;
  • Valorizar todas as conquistas associadas às suas metas - de forma a trabalhar a auto-confiança;

Observações Finais: Com este artigo tive como objetivo explorar um pouco mais uma habilidade que é tantas vezes referida mas poucas vezes treinada. Pretendi desafiar o leitor numa viagem sobre o conceito da atitude e da sua influencia no rendimento do atleta no seu contexto desportivo, fazendo-o perceber dos seus estados e as suas principais características. Mas para quê isto? Para que o leitor se desafie a perceber qual o estado do seu desenvolvimento da atitude atual e que técnicas/ferramentas pode utilizar para se manter no nível ideal! O desafiador! Pois quando vemos um atleta a fazer um sprint no último minuto com o jogo ganho, diz muito sobre a sua atitude e sobre a forma como está a experienciar a prática desportiva naquele momento!

Caro Leitor.
Até Breve!



Comentários

Mensagens populares deste blogue

O Microciclo - Planear e Treinar com a Psicologia do Desporto.

Olá caro Leitor! O artigo de hoje é especial para mim, pelo simples facto de que saí de uma perspetiva de formação geral - onde destaco vários temas e tento ser o mais prático possível para que o leitor possa, para além de refletir, extrair algumas ferramentas gerais - para o campo, para o planeamento e treino. Esse contacto de permanente antecipação, planificação, avaliação e ajustes permanentes, numa ciência nada mas mesmo nada exata, como é o desporto! Com este artigo vou expor um pouco sobre o meu trabalho prático, mais concretamente a exposição dos dois momentos que considero essenciais na preparação de uma equipa e claro da equipa técnica para a competição.  Neste sentido, destaco as duas fases que o trabalho de preparação do jogo contempla, dentro do modelo de trabalho que desenvolvo: · Relatório de Preparação da Semana: Este relatório contem a avaliação do jogo anterior; analise do estado atual da equipa onde trabalho e analise ás característica

Vamos lá enquadrar... Psicologia do Desporto, "o que é" e "como" trabalha?

Na realidade não aguentei muito tempo desde a primeira publicação! Senti que a apresentação teria de vir acompanhada já de algum conteúdo associado ao motivo que me moveu a iniciar esta aventura que tem por nome - Psicologia Alto Rendimento Desportivo . Depois deste "quase" duplo post, vou optar por colocar um artigo semanal, que aborde um tema acerca desta fantástica área de intervenção, que se encontra integrada no treino desportivo! Bem, mas afinal o que trabalha a Psicologia do Desporto?  Como se desenvolve a sua intervenção e como se enquadra o profissional neste processo todo? Vou aproveitar uma entrevista que concedi no âmbito de um trabalho escolar, onde as perguntas foram super pertinentes para explorar, de facto, um pouco sobre este mundo onde a teoria e a prática, ou seja, o saber-saber, e o saber-fazer têm de andar sempre de mãos dadas. Convido então o leitor a iniciar esta viagem... venha daí! 1. Quais são os objectivos da intervenção da Psicol

Preparamos o Jogo. Mas Será que nos Preparamos para o Jogo?

Olá caro leitor, O aproximar da ciência ao desporto fez com que as variáveis que envolvem a preparação do jogo fossem cada vez mais alvo de observação, análise, recolha e monitorização. A ciência sem sombra de dúvida desenvolveu o contexto desportivo e toda a forma como nele se trabalha, auxiliando as equipas técnicas quer na preparação do plano de competição de um contexto específico (o jogo contra o adversário X), quer o desenvolvimento das habilidades e comportamentos dos atletas e da produtividade da equipa. Para além da recolha de informação tão útil para o processo de construção do treino e preparação do jogo, temos o trabalho transdisciplinar. O tal trabalho onde várias áreas da ciência (Nutrição, Fisioterapia, Psicologia…), incorporam as suas valências e desenvolvem programas trabalho complementares extremamente uteis para os acontecimentos de uma época desportiva. As ferramentas que estas áreas associadas ao treino incorporam são de facto uma mais va