Avançar para o conteúdo principal

"Penaltis"... Sorte ou Competência?



Resultado de imagem para penalty ronaldo


Boa tarde caro Leitor,

Passado uns dias sem partilhar nada convosco, confesso que já fervilhava esta vontade de escrever e colocar público alguns dos meus pensamentos e ações que só eu e quem trabalha diretamente comigo (atletas e treinadores) é que costumam ter acesso. E que fantástico é este mundo digital por possibilitar esta macro partilha de ideias e informações, parece-me de facto que todos saímos a ganhar, mais competentes e conhecedores, pois o acesso á informação é imenso.

Como disse no meu primeiro artigo sou um verdadeiro apaixonado pelo desporto e pela arte do jogo em si - sim identifico-me mais com o desporto coletivo - pelo jogo, pelas variáveis e pelos padrões comportamentais e as suas adaptações a ele inerentes (com se adapta uma equipa a uma desvantagem - Manterão os comportamentos Grupais? Manterão a orientação na tarefa/plano de jogo?). Pois... temas que poderão ser explorados em artigos futuros.

O desporto actual vive de competitividade, equilíbrio permanente e similares condições de trabalho e conhecimento - Isto claro está, falando num nível profissional - porém ainda há quem atribua causas externas a acontecimentos associados ao jogo - "Ah, porque o meu colega não deu linha de passe", "ah porque a relva não estava em condições."; "Ah porque não estávamos preparados para estas condições meteorológicas"; "Ah não tivemos sorte nos penaltis, mas jogámos bem até lá!". Então mas será que este tipo de atribuições aos acontecimentos são favoráveis à evolução da equipa a que pertencemos? Será que atribuir causas externas não promoverá um défice de análise e consequente perda de algum controlo sobre o processo de melhoria da equipa? Sabemos que causas externas existem, pois as equipas e os seus atletas encontram-se em meios de ação com estímulos que não controlam. Mas não será preferível controlar, através de conteúdos de treino as componentes que dependem de nós para crescermos como equipa?

Penso que neste contexto será sempre preferível substituir a atribuição externa "falta de sorte", ou "azar", por uma questão que altera tudo "o que poderia, ou poderíamos ter feito para estar mais bem preparados naquela situação?

Por isso faço a pergunta do titulo deste artigo a mim mesmo, "Oh Luís, achas que os penaltis são uma questão de sorte ou competência?". Competência. Neste momento, em qualquer realidade competitiva de TOP, as bolas paradas assumem um papel determinante para o resultado final. E para nós como equipa melhorarmos o nosso desempenho nessa fração de jogo, devemos treiná-las, pois "o jogo é o reflexo dos treinos".

De facto estas componentes, são treinadas, mas serão sempre antecipadas de forma correta? Ou damos apenas destaque à ação motora/gesto técnico? Lembremo-nos sempre que o contexto do jogo apresenta variáveis distintas À dos treinos... talvez por isso há atletas que nos treinos marcam 10 penaltis em 10... e nos jogos acabam por não ser eficazes. Bastará então o treino de ação motora para melhorar a performance do atleta nesta fração de jogo?

Como todos os conteúdos de treino, esta fração de jogo - Penalty - não deve fugir à regra. Deverá ser treinado num contexto o mais próximo possível ao da competição, tendo em consideração a aproximação a algumas variáveis psicológicas que o atleta encontrará em jogo:
  • resultado do jogo,
  • tempo de jogo decorrido,
  • fadiga,
  • pressão,
  • ruido
Tudo variáveis que poderão fazer com que o atleta apresente alterações no seu gesto técnico habitualmente eficaz. Cabe então à equipa técnica, encontrar momentos no treino, de forma integrada para que estes conteúdos apresentem algumas das variáveis que em cima referi e que estarão presentes no jogo.

Em cima salientei alguns aspetos que, em conteúdos de treino, poderão ser integrados num microciclo de preparação que englobe a componente do penalti. Porém este é o lado integrado, o lado onde o profissional de Psicologia do Desporto trabalha com a equipa técnica. Surge aqui a importância de trabalhar individualmente o atleta com o objetivo de disponibilizar ferramentas que aumentem o controlo do próprio na execução. Com o decorrer dos anos de prática com atletas desenvolvi e apliquei uma rotina para esta fração de jogo - Rotina RIFA.

O objetivo da rotina visa optimizar as componentes psicológicas que considero essenciais para o atleta apresentar um rendimento óptimo no momento da execução da ação motora, sendo as mesmas:

  • Controlo da Activação (ansiedade/fadiga)
  • Auto-Confiança
  • Focalização (Atenção/Concentração)

Cada letra da palavra RIFA, corresponde a uma estratégia que o atleta deve executar, para que com a sua aplicação monitorize e optimize as três componentes psicológicas que em cima referi. Assim sendo, as técnicas são:

  • R (respirar). 


Após a marcação do penalty por parte do Resultado de imagem para penalty ronaldo routinearbitro o atleta deve concentrar-se apenas no que controla, direcionando a sua atenção para a rotina. O "R" tem como objetivo que o atleta controle os seus níveis de activação. Geralmente o penalty é um momento de tensão pode provocar alguma ansiedade, sendo essencial que o atleta baixe a frequência cardíaca para um nível óptimo. É sugerível que a inspiração seja mais curta que a expiração - A expiração deve deixar sair o ar de forma mais prolongada (repetir 2 a 4 vezes)

  • I (imaginação)


Esta é o momento de trabalhar a autoconfiança, através da visualização mental. Vamos antecipar mentalmente o que pretendemos fazer no penalty... e vamos visualizar com sucesso! Este momento positivo é essencial para equilibrarmos os nossos níveis de autoconfiança. Orientando toda a nossa ação para o sucesso. Fortalecendo as certezas e diminuindo incertezas (questões) que por vezes surgem neste momento.

  • F (focalização)

Imagem relacionadaO último momento antes da ação motora. A concentração na sua amplitude, pode considerar-se ampla (quando temos de distribuir a atenção por variados estímulos ao mesmo tempo - Exemplo: Processo defensivo); ou estreita (quando necessitamos apenas de captar apenas um ou dois estímulos numa ação - Exemplo: Penalty). Por isso, trabalhado que está o nosso pensamento (através da imaginação), resta-nos focalizar nos estímulos externos que são importantes, como por exemplo, Bola e Baliza, tornar tudo o resto irrelevante (costumo dar o exemplo... tudo o que não for relevante torna baço e turvo, sem nenhum destaque) e...

  • A (Atirar)

Resultado de imagem para penalty ronaldoEsta fase corresponde à ação técnica propriamente dita.

Com este trabalho, o atleta terá a capacidade de identificar o seu estado actual, ajustando-o para o nível pretendido, promovendo níveis de confiança e concentração ajustados para a marcação do penalty.

Este trabalho não deverá ser levado como uma receita. Tem como prioridade ser sempre integrado na rotina que cada atleta já apresenta, de forma a que, através do treino, todo o processo seja adquirido e acomodado de uma forma natural e integrada no processo, hábitos e rotinas normais do atleta.

Observações Finais: Com este artigo pretendi esclarecer o leitor sobre a importância que tem atribuir todos os momentos de jogo à nossa competência, sabendo de antemão que os estímulos externos existem. Porém devemos sempre questionar. "O que poderia ter feito naquela situação?" ou "Que mérito tive no facto da bola me ter batido e entrar na baliza". É nesta questão que entram os penáltis, como sendo um momento que ainda é atribuído por muitos á sorte, deixando o acaso decidir. Torna-se importante, num contexto competitivo como o atual, antecipar e treinar as variáveis associadas a esta fração decisiva do jogo, tendo sido minha intenção partilhar um pouco do trabalho do profissional em Psicologia do Desporto em dois âmbitos: Equipa técnica (integrando a fração em momentos específicos do treino) e com Atletas (trabalho de aquisição da rotina RIFA). Estes métodos não são estanques nem receitas predefinidas, devem ser sempre ajustados a cada realidade e cada individuo.

Caro Leitor,
Até Breve!






Comentários

Mensagens populares deste blogue

O Microciclo - Planear e Treinar com a Psicologia do Desporto.

Olá caro Leitor! O artigo de hoje é especial para mim, pelo simples facto de que saí de uma perspetiva de formação geral - onde destaco vários temas e tento ser o mais prático possível para que o leitor possa, para além de refletir, extrair algumas ferramentas gerais - para o campo, para o planeamento e treino. Esse contacto de permanente antecipação, planificação, avaliação e ajustes permanentes, numa ciência nada mas mesmo nada exata, como é o desporto! Com este artigo vou expor um pouco sobre o meu trabalho prático, mais concretamente a exposição dos dois momentos que considero essenciais na preparação de uma equipa e claro da equipa técnica para a competição.  Neste sentido, destaco as duas fases que o trabalho de preparação do jogo contempla, dentro do modelo de trabalho que desenvolvo: · Relatório de Preparação da Semana: Este relatório contem a avaliação do jogo anterior; analise do estado atual da equipa onde trabalho e analise ás característica

Vamos lá enquadrar... Psicologia do Desporto, "o que é" e "como" trabalha?

Na realidade não aguentei muito tempo desde a primeira publicação! Senti que a apresentação teria de vir acompanhada já de algum conteúdo associado ao motivo que me moveu a iniciar esta aventura que tem por nome - Psicologia Alto Rendimento Desportivo . Depois deste "quase" duplo post, vou optar por colocar um artigo semanal, que aborde um tema acerca desta fantástica área de intervenção, que se encontra integrada no treino desportivo! Bem, mas afinal o que trabalha a Psicologia do Desporto?  Como se desenvolve a sua intervenção e como se enquadra o profissional neste processo todo? Vou aproveitar uma entrevista que concedi no âmbito de um trabalho escolar, onde as perguntas foram super pertinentes para explorar, de facto, um pouco sobre este mundo onde a teoria e a prática, ou seja, o saber-saber, e o saber-fazer têm de andar sempre de mãos dadas. Convido então o leitor a iniciar esta viagem... venha daí! 1. Quais são os objectivos da intervenção da Psicol

Preparamos o Jogo. Mas Será que nos Preparamos para o Jogo?

Olá caro leitor, O aproximar da ciência ao desporto fez com que as variáveis que envolvem a preparação do jogo fossem cada vez mais alvo de observação, análise, recolha e monitorização. A ciência sem sombra de dúvida desenvolveu o contexto desportivo e toda a forma como nele se trabalha, auxiliando as equipas técnicas quer na preparação do plano de competição de um contexto específico (o jogo contra o adversário X), quer o desenvolvimento das habilidades e comportamentos dos atletas e da produtividade da equipa. Para além da recolha de informação tão útil para o processo de construção do treino e preparação do jogo, temos o trabalho transdisciplinar. O tal trabalho onde várias áreas da ciência (Nutrição, Fisioterapia, Psicologia…), incorporam as suas valências e desenvolvem programas trabalho complementares extremamente uteis para os acontecimentos de uma época desportiva. As ferramentas que estas áreas associadas ao treino incorporam são de facto uma mais va