Avançar para o conteúdo principal

Planeamento... Antecipar para Somar!


Imagem relacionada


Bom dia caro leitor,

Fim de semana à porta, o que para muitos significa que está a chegar o momento de mais uma competição, onde vamos fazer a tal transferência do conteúdo adquirido no treino para o jogo. Perceber se os comportamentos, habilidades e atitudes trabalhados esta semana serão aplicados com sucesso.

Como é positivo sentir aquele aumento de frequência cardíaca á medida que se aproxima a competição. Aquela vontade que cada um - dentro do seu papel -  contribua com um desempenho para que os objetivos da equipa ( de desempenho e resultado) sejam atingido com eficácia.

Porém, melhor ainda é o sentimento de controlo que podemos ter sobre as variáveis que controlamos, ou seja, sentir que de facto planeámos e executámos uma semana de trabalho (conteúdos de treino; sessões complementares de psicologia, nutrição, fisioterapeuta, etc; sessões de vídeo nossas e do adversário e planeamento estratégico/comportamental do jogo) onde todas as varáveis controláveis foram trabalhadas com aplicação 100%.

Ora a primeira questão é? Com esse trabalho de planeamento, controlo e treino das variáveis do jogo, mesmo assim a frequência cardíaca sobe antes do jogo? Sim pode subir, mas teremos capacidade de a controlar, pois os nossos níveis de autoconfiança perante este trabalho estão mais próximos de encontrar no tal nível óptimo que falei no artigo anterior.

Já falei aqui várias vezes de planeamento, aliás, torna-se impossível afastar este termo no contexto desportivo, pois todos os treinadores/equipas técnicas tentam ao maior detalhe preparar e antecipar as condições que terão pela frente nos diferentes momentos de uma época desportiva, como:

  • Antecipar cenários;
  • Definir e gerir cargas de trabalho;
  • Tempos de recuperação;
  • Competições;
  • Viagens;
  • Eventos inesperados;
Tudo isto dentro do tempo disponível para a aplicação dos conteúdos de trabalho no decorrer da época desportiva, onde para tudo se estabelecer com maior rigor, geralmente encontra-se, de uma perspetiva macro para micro, subdividido nas seguintes etapas: Planeamento Anual; Macrociclo; Mesociclo; Microciclo e unidade de treino.


Imagem relacionadaPara percebermos a importância do planeamento para o alcance do sucesso desportivo, vou apoiar-me na literatura e destacar Buceta (1998), que nos diz algumas das tarefas básicas do Treino Desportivo:

  • Planeamento do Treino;
  • Adesão dos atletas às sessões de treino e outras sessões complementares (Psicologia, Nutrição, Fisioterapia; Prevenção de Lesões...);
  • Aprendizagem de habilidades e comportamentos relevantes para a tarefa;
  • Prática repetitiva de habilidades e comportamentos relevantes para a tarefa;
  • Prática e Exposição dessas habilidades e comportamentos ás condições de competição;
  • Avaliação do Treino.
Como podem ver, o planeamento é a base de todo o processo de aquisição de competências e da sua exposição ao contexto de jogo/competição. É aqui que se coloca e organiza no papel todas as observações; avaliações e ideias que a equipa técnica apresenta. Por isso, o método de Planear é tão importante como desafiante. Vamos então perceber melhor que contributo é que Psicologia do Desporto pode acrescentar a esta técnica que visa organizar, antecipar, direcionar... para SOMAR!

Podemos considerar o planeamento como uma das tarefas básicas para o treino desportivo. Não podemos planear apenas numa fase especifica do ano, é essencial planear e de seguida adaptar o plano ao longo de toda a época desportiva, tanto em contexto de treino como em competição.

Imagem relacionadaOnde, ou em que momentos podemos então incluir o Planeamento Desportivo?

  • Na definição inicial dos Objetivos - Analisar o tempo necessário para o seu alcance, as competições existentes, a percepção das possibilidades que a equipa tem de o alcançar, definir os objetivos de resultado e os de desempenho;

  • Definição do Conteúdo do Treino - Observação das necessidades e dos recursos existentes para alcançar os objetivos para os conteúdos do treino e definir os conteúdos de treino a serem aplicados;

  • Adaptação Inicial ao Tempo Disponível - Que item essencial, o planeamento deve ser adaptável e moldável á realidade disponível, onde perante as limitações temporais devem ter-se sempre em conta o estabelecimento de prioridades;

  • Programa de Trabalho a ser Realizado;

  • Considerar as Possíveis Dificuldades  e Modificações - Devemos sempre antecipar possíveis dificuldades e definir alternativas, bem como reconsiderar o plano que se desenvolveu. Adaptação leva á evolução.
Todos os momentos em cima referidos devem ser planeados, de forma a aumentarmos o grau de controlo sobre o processo de construção da equipa, da sua preparação e como consequência do seu crescimento durante toda a época.

Imagem relacionadaPor isso, em todos os 5 pontos que em cima destaquei devem estar presentes as próximas ideias:


Necessidade máxima de avaliar o desempenho como prioritário: 

É determinante avaliar os recursos que temos na equipa, ou seja, perceber que comportamentos, habilidades e atitudes são importantes o atleta/equipa MANTER, ELIMINAR, CONSOLIDAR E DESENVOLVER. Esta avaliação objetiva promoverá á equipa técnica um maior conhecimento sobre os seus recursos, ajudando na identificação dos avanços parciais do atleta/equipa e nas tomadas de decisão diárias a ter.

Definição de um Plano de Trabalho:

O treino tem como objetivo fundamental melhorar os recursos físicos, técnicos, tácticos e psicológicos do atleta e da equipa. No entanto, também é essencial - para aumentar o grau de controlo -  informar todos os elementos sobre o processo. A presença de um planeamento de trabalho que ajude o desenvolvimento e evolução do atleta e da equipa ajuda a consolidar as certezas e dissipa potenciais ansiedades, o que melhora de forma considerável o processo de assimilação que todos pretendemos.

A Adaptação do Plano de Trabalho:

Nós, técnicos em desporto, tentamos sempre planear o ideal, pois partimos sempre do pressuposto da optimização máxima dos recursos que temos. Só que por vezes a realidade onde nos encontramos mostra-nos que o possível nem sempre é o tal ideal que definimos. É importante aqui mostrarmos FLEXIBILIDADE e ADAPTABILIDADE que permita uma adaptação do trabalho ás condições existentes, sempre com o objetivo prioritário de expandir os recursos dos atletas e da equipa.


Considerações Finais: Com este artigo procurei despertar uma maior curiosidade sobre o Planeamento Desportivo, bem como a importância que ele tem para todo o processo de construção e uma equipa e do seu método de trabalho. O planeamento tem um conjunto de fases em que deve ser aplicado no contexto de treino, de forma a antecipar e direcionar comportamentos que permitam o crescimento e evolução dos atletas e equipas nas quais trabalhamos. Planeamos de Forma eficaz se: Analisarmos e conhecermos bem e objetivamente os recursos que temos; Planearmos de acordo com os pontos fortes e a potenciar da equipa; Estabelecermos Prioridades e a grande chave... não planearmos de forma fixa e estanque... pois o Planeamento é continuo, flexível e adaptável.

Caro Leitor,
Até Breve!


                    

Comentários

Mensagens populares deste blogue

O Microciclo - Planear e Treinar com a Psicologia do Desporto.

Olá caro Leitor! O artigo de hoje é especial para mim, pelo simples facto de que saí de uma perspetiva de formação geral - onde destaco vários temas e tento ser o mais prático possível para que o leitor possa, para além de refletir, extrair algumas ferramentas gerais - para o campo, para o planeamento e treino. Esse contacto de permanente antecipação, planificação, avaliação e ajustes permanentes, numa ciência nada mas mesmo nada exata, como é o desporto! Com este artigo vou expor um pouco sobre o meu trabalho prático, mais concretamente a exposição dos dois momentos que considero essenciais na preparação de uma equipa e claro da equipa técnica para a competição.  Neste sentido, destaco as duas fases que o trabalho de preparação do jogo contempla, dentro do modelo de trabalho que desenvolvo: · Relatório de Preparação da Semana: Este relatório contem a avaliação do jogo anterior; analise do estado atual da equipa onde trabalho e analise ás característica

Vamos lá enquadrar... Psicologia do Desporto, "o que é" e "como" trabalha?

Na realidade não aguentei muito tempo desde a primeira publicação! Senti que a apresentação teria de vir acompanhada já de algum conteúdo associado ao motivo que me moveu a iniciar esta aventura que tem por nome - Psicologia Alto Rendimento Desportivo . Depois deste "quase" duplo post, vou optar por colocar um artigo semanal, que aborde um tema acerca desta fantástica área de intervenção, que se encontra integrada no treino desportivo! Bem, mas afinal o que trabalha a Psicologia do Desporto?  Como se desenvolve a sua intervenção e como se enquadra o profissional neste processo todo? Vou aproveitar uma entrevista que concedi no âmbito de um trabalho escolar, onde as perguntas foram super pertinentes para explorar, de facto, um pouco sobre este mundo onde a teoria e a prática, ou seja, o saber-saber, e o saber-fazer têm de andar sempre de mãos dadas. Convido então o leitor a iniciar esta viagem... venha daí! 1. Quais são os objectivos da intervenção da Psicol

Preparamos o Jogo. Mas Será que nos Preparamos para o Jogo?

Olá caro leitor, O aproximar da ciência ao desporto fez com que as variáveis que envolvem a preparação do jogo fossem cada vez mais alvo de observação, análise, recolha e monitorização. A ciência sem sombra de dúvida desenvolveu o contexto desportivo e toda a forma como nele se trabalha, auxiliando as equipas técnicas quer na preparação do plano de competição de um contexto específico (o jogo contra o adversário X), quer o desenvolvimento das habilidades e comportamentos dos atletas e da produtividade da equipa. Para além da recolha de informação tão útil para o processo de construção do treino e preparação do jogo, temos o trabalho transdisciplinar. O tal trabalho onde várias áreas da ciência (Nutrição, Fisioterapia, Psicologia…), incorporam as suas valências e desenvolvem programas trabalho complementares extremamente uteis para os acontecimentos de uma época desportiva. As ferramentas que estas áreas associadas ao treino incorporam são de facto uma mais va