Bom dia caro Leitor,
Estamos no inicio de mais uma semana. E como é bom pensar que temos, dentro do desporto, mais quatro ou cinco unidades de treino para aplicar conteúdos que façam melhorar o desempenho das nossas equipas, fazendo aumentar os seus índices de produtividade. Ou no caso dos atletas, mais uma semana de trabalho para potenciarem o papel que desempenham dentro da equipa que integram.
Este continuum de treinos só poderá ser verdadeiramente aproveitado mediante uma avaliação adequada. A avaliação (pontos fortes e pontos a melhorar) irá ajudar o treinador a direcionar os conteúdos de treino, associados à melhoria de desempenho/produtividade da equipa, bem como dar ferramentas de aprendizagem óptimas aos atletas para evoluírem dentro dos conteúdos propostos para a semana de trabalho (quanto a este tema garantidamente que falaremos neste espaço, no futuro).
Bem, vamos fazer um exercício de memória e recuar um pouco ao artigo anterior ( https://psicologiaaltorendimento.blogspot.pt/2018/02/treinar-o-tecnico-o-tactico-treinar.html#more ). Verificamos que como o treino técnico, táctico e físico, as habilidades psicológicas, como parte integrada do desporto também poderão ser identificadas, adquiridas e optimizadas, através de treino! Fazendo um apanhado sobre os conteúdos no artigo anterior, destaco os seguintes pontos:
- a autoconfiança é a capacidade que o atleta/treinador percepciona de responder positivamente a um desafio proposto pelo meio ambiente. Neste caso, podemos referir, por exemplo que é a capacidade que um atleta ou uma equipa apresenta para responder positivamente após um golo sofrido.
- "Pensamentos Positivos geram emoções positivas e tudo isso leva a ações positivas". Esta frase leva-nos ao principal paradigma da Psicologia do Desporto: PENSAR-SENTIR-AGIR. Ou seja, para termos um nível de auto-confiança ótimo, é essencial Treinar o que devemos pensar - treinar o pensamento - para obtermos boas sensações e como consequência uma probabilidade maior da ação ser positiva... ou seja, eficaz para a tarefa
Como funciona isto então do nível óptimo de autoconfiança?? Costu
mo explicar aos atletas e treinadores com quem trabalho que funciona num continuum, num U invertido, que percorre uma escala de 0 a 10. Entre 0 e 4 corresponde a níveis baixos de auto-cofiança; entre 5 e 7 falamos de níveis de autoconfiança óptimos e entre 8-10 encontramo-nos no nível excessivo de confiança;
- Um dos principais desafios da Psicologia do Desporto é Avaliar; Identificar; Planear e Treinar, mantendo ou conduzindo o atleta e/ou o treinador para o nível óptimo de autoconfiança... O tal nível de 5-7.
Após estas linhas de "flashback" sobre os conteúdos relacionados com a auto-confiança, vamos passar à prática e perceber como os treinadores poderão - através de técnicas - optimizar os níveis de autoconfiança dos seus atletas e como os próprios atletas poderão, através de treino individual, ter as suas próprias ferramentas para permitir que os seus níveis estejam no estado ideal. É importante destacar aqui que as técnicas que irei abordar apresentam um carácter global. Compreendam que cada caso é um caso, e para cada situação o treino é especifico e direcionado para as necessidades e características do atleta, ou treinador em questão. Vou dividir em duas fases, abordando primeiro o treino na perspetiva do treinador e numa segunda fase na perspetiva do atleta.
O que pode então fazer o treinador para desenvolver a autoconfiança dos seus atletas?
- Apresentar expectativas positivas e realistas sobre os seus atletas, pois estas expectativas apresentam interferência (positiva ou negativa) na qualidade e no volume da comunicação entre o treinador e o atleta;
- Atribuir o papel do atleta dentro da equipa. O mesmo deve ser definido junto do atleta de forma clara e objetiva. Tendo em consideração as suas características e habilidades; esta definição conduz o atleta para níveis de estabilidade altos, pois tem total conhecimento do seu status de tarefa e o que deverá fazer para se desenvolver enquanto tal;
- Fazer uma avaliação adequada do desempenho do atleta. Orientando a análise para o desempenho (causa) e não para o resultado (consequência). Analisando objetiva e factualmente os seus pontos fortes e as suas habilidades a potenciar;
- Estimular no atleta a prática da visualização mental, ou seja, o atleta imaginar-se a executar a sua tarefa sempre com sucesso, antecipando as ações que irá realizar no campo e ao mesmo tempo trabalhar a habilidade autoconfiança pois imaginar-se-á a executar as ações com eficácia;
- Em contexto de treino, simular situações de pressão que ocorrem frequentemente em competição, proporcionando aos atletas a percepção de que são competentes para abordar qualquer estímulo que a competição apresenta (exemplo: um lance livre a faltar 2 segundos e que poderá dar a vitória, ou manter o foco na tarefa a faltarem 5minutos para acabar um jogo que se encontra empatado e onde o objetivo é a vitoria);
- Usar frequentemente feedback positivo e especifico. Reforçando ações positivas, valorizando o que foi bem executado de forma especifica (evitar a subjetividade como a expressão "boa!" e optar pela objetividade como a expressão "boa recuperação e esse passe para o corredor lateral, excelente";
- Evitar o uso de sarcasmo e critica destrutiva após erro do atleta;
- Trabalhar a sua própria imagem corporal (positiva) e a comunicação, pois temos de nos lembrar sempre que os atletas também analisam e avaliam o treinador, captando a imagem e os conteúdos da sua postura e mensagem verbal.
Após esta abordagem á importância e a aplicação de alguns conteúdos práticos que o treinador deve apresentar para desenvolver a autoconfiança dos seus atletas e como consequência, da seu equipa, vamos agora abordar o atleta.
- Considerar o erro um aspeto totalmente natural ao ser humano, aproveitando este factor como uma ferramenta de aprendizagem que irá permitir, através do treino, a sua melhoria e desenvolvimento enquanto atleta;
- Ter consciência das suas capacidades, estabelecendo essencialmente objetivos de desempenho. Pois este tipo de objetivos fará com que o atleta direcione a atenção para o que controla totalmente (o seu jogo). Percebendo que mesmo que não vença o jogo, pode ter sido competente (avaliação do desempenho, ou seja, pontos forte e pontos a melhorar);
- Perceber que a competição tem um adversário e por isso nem todas as variáveis do jogo estão sobre o seu controlo e da equipa;
- Focalizar a atenção no presente, ou seja, no momento do jogo atual - Cortando com pensamentos passados ou expectativas futuras;
- Avaliar sempre o seu rendimento em jogo - Analise do Desempenho e não do resultado;
- Ter capacidade de cortar com pensamentos negativos ou distratores - Escolher o que PENSAR, para ter EMOÇÕES positivas, aumentando a probabilidade das AÇÕES serem eficazes;
- Antes da competição focalizar-se nos seus pontos fortes - Podendo aproveitar esse momento para visualizar mentalmente ações de sucesso!!
Com este artigo - bem, neste caso foram dois - procurei dar a conhecer uma das habilidades fundamentais para que o atleta usufrua da pratica da sua modalidade desportiva - A autoconfiança. Mostrei qual o seu conceito, quais os seus níveis de atuação e influência mas acima de tudo fornecer ao leitor ferramentas práticas Gerais, para que possam refletir um pouco sobre a sua atuação prática perante esta habilidade, na realidade em que atuam. É importante destacar de novo que as técnicas que aqui abordei, tanto para treinadores como para atletas não são receitas aplicáveis em todos os contextos. Cada realidade tem as suas características e necessidades.
Caro Leitor,
Até Breve!
Dr. Luis Parente, é um prazer ler os textos apresentados.
ResponderEliminarPara mim, que sou árbitro de hóquei patins, tento absorver o máximo de aprendizagem sob o ponto de vista psicológico. Considero hoje em dia uma área importante para o bom desempenho de qualquer actividade.
Abraço,
Manuel Santos
Olá caro Manuel. É um gosto para mim perceber que os agentes desportivos vão seguindo o meu blog e que de alguma forma absorvem os conteúdos que vou colocando. Obrigado por acompanhar e continue com essa dedicação a uma modalidade tão carismática e que tanto me diz, como é o Hóquei em Patins.
ResponderEliminarAbraço!